Fazer uma caminhada segura significa trilhar os próprios passos observando os ensinamentos que Jesus nos deixou através da Igreja. Seus conselhos nos mantêm seguros!
“Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e sempre. Não vos deixeis extraviar por qualquer espécie de doutrina estranha. Pois é bom que o coração seja fortificado pela graça, e não por regras alimentares das quais nenhum proveito teriam aqueles que as seguem.”
Se quisermos trilhar uma caminhada segura, aqui, neste trecho, estão vários conselhos importantes para que ela aconteça. É o fechamento do capítulo e é o último da carta. Essas palavras, portanto, são muito importantes, precisam expressar um pensamento claro e ser realmente convincentes para que os leitores sejam animados e revigorados na fé.
E o que o autor traz de novo? Nada! Graças a Deus, ele permaneceu o mesmo e com o mesmo ensinamento recebido da Igreja. Sem contar os testemunham, que estimulam alguns para que estes se dediquem mais à práticas das boas obras.
Ao anotar as promessas, ordens e princípios eternos, veremos as orientações consistentes para nossa caminhada segura na fé.
Leia o trecho em Hb 13,1-19
Na Bíblia CNBB, página 1487-1488
Título: Comunidade fraterna e verdadeiro culto
Promessas
Hb 13,4b.5b
“Pois Deus julgará os libertinos e os adúlteros.”
“Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei.”
Ordens
Hb 13,1-5.7-9.15-19
“Perseverai no amor fraterno. Não descuideis da hospitalidade, pois graças a ela alguns hospedaram anjos, sem o perceber. Lembrai-vos dos presos como se estivessem presos com eles, e dos que são maltratados, pois também vós tendes um corpo! O matrimônio seja honrado por todos, e o leito conjugal, sem mancha, pois Deus julgará os libertinos e os adúlteros.
Que vossa conduta não seja inspirada no amor ao dinheiro. Contentai-vos com o que tendes, porque ele próprio disse: Eu nunca te deixarei, jamais te abandonarei.”
“Lembrai-vos dos vossos dirigentes que vos pregaram a palavra de Deus: considerai o fim de sua vida, imitai-lhes a fé.”
“Não vos deixeis extraviar por qualquer espécie de doutrina estranha, pois é bom que o coração seja fortificado pela graça, e não por regras alimentares das quais nenhum proveito tiraram aqueles que as seguem.”
“Por meio de Jesus, ofereçamos a Deus um perene sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que celebram seu nome.
Não vos esqueçais da prática do bem e da partilha, pois esses são os sacrifícios que agradam a Deus.
Obedecei aos vossos dirigentes e segui as suas orientações, pois eles velam por vós como quem há de prestar contas. Que possam fazê-lo com alegria, e não com queixas, o que seria vantajoso para vós.
Orai por nós. Estamos confiantes, com a consciência tranquila, e querendo fazer o bem em tudo. Orai com insistência ainda maior para que eu possa voltar até vós quanto antes.”
Princípios Eternos
HB 3, 8.14
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre.”
“Porque não temos aqui cidade permanente mas estamos à procura da que está para vir.”