Carta aos Hebreus > Leitura #782

Deus veio nos salvar

Deus veio nos salvar. Não acredita? Quem lê a carta aos hebreus recebe todas as provas para que esta verdade jamais seja questionada.

#782 Deus veio nos salvar

Créditos: Marinela Malcheva by GettyImages.

“Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora aos nossos pais pelos profetas.”

Sim, Deus falou pelos profetas, homens como nós, escolhidos por Deus para trazer a sua revelação. Mas não parou por ai,  na plenitude dos tempos Ele enviou o seu filho, o herdeiro de todas as coisas e pelo qual tudo foi criado, ou seja, Deus veio nos salvar! Jesus Cristo é a prova histórica irrefutável de que Deus veio nos salvar. Suas marcas estão por toda a parte.

Vemos a Igreja, os cristãos no mundo, o nosso calendário civil e tudo que decorreu do marco histórico da encarnação do Filho de Deus. O mundo não é o mesmo depois de Cristo. Até por isso a História da humanidade se divide em aC (antes de Cristo) e dC (depois de Cristo). Mas a carta aos hebreus foi escrita para cristãos e para judeus simpatizantes em caminho de conversão.

Por isso, nós, que estamos na caminhada, somos o alvo principal desta grande exortação catequético querigmática da nossa fé. Não se sabe, com certeza, quem é o autor desta carta, mas é certo que foi alguém que pertencia ao grupo que fazia missão com Timóteo, pois ele é citado no final da carta e por outras proximidades. A exortação é linda e muito culta, cheia de argumentos ricos em profundidade.

Neste trecho, o autor nos introduz num mistério: Deus veio nos salvar. Aquele mesmo que foi anunciado pelos profetas, agora em carne e ossos, em pessoa, veio ao mundo para nos salvar. O mesmo que está acima de todas as coisas e pelas quais o universo foi criado.

A pergunta é: Por que? Ele é Deus e não precisava fazer isso, porque somos tão importantes para Ele?

A resposta você já sabe: Ele nos ama.

Se para muita gente isso não convence, eu respondo: Não convence porque você ainda não experimentou a centelha do amor de deus em seu coração, quando isso acontecer, você entenderá.

Leia o trecho em Hb 1, 1-4.

Na Bíblia CNBB; página 1476.
Título: Deus fala por meio de seu filho.

Princípios Eternos

Hb 1, 1-4

“Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora a nossos pais pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também criou o universo. Ele é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com a sua palavra poderosa. Tendo feito a purificação dos pecados, sentou-se a direita da majestade divina, nas alturas, elevado tão acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o deles.”

Anota no seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática em sua vida.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Que mistério grandioso! Deus veio ao mundo para me salvar!

Como posso pôr isso em prática?

Um coração grato e adorador é o que eu quero ter.