Carta aos Hebreus > Leitura #788

Esforço para entrar no céu

Nem todo mundo sabe que é preciso esforço para entrar no céu. Embora tenhamos a salvação alcançada, ela é garantida pela nossa obediência.

#788 Esforço para entrar no céu

Créditos:
Ralwel by GettyImages.

“Esforcemo-nos portanto para entrar nesse repouso, para que ninguém repita o exemplo de desobediência acima referido.”

A desobediência dos primeiros destinatários do anúncio da salvação os levou a perder a graça de entrar no repouso de Deus. Repouso referido em Gênesis quando Deus acaba a criação e descansa no sétimo dia. Na verdade, o lugar desse repouso é o céu. Participar do repouso de Deus é participar de sua vida divina, a eternidade. Mas os desobedientes não entrarão nesse repouso, o que exige de nós esforço.

Porque a nossa carne tende à mesma atitude de rebeldia dos nossos antepassados, nosso esforço consiste em configurar a nossa vida com a vida de Cristo, nosso Senhor. A Sua palavra é poderosa para realizar esta obra de santificação em nós, desde que nos mantenhamos fiéis a ele. “Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas.

Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.” 

Deus deseja nos salvar, e nosso esforço está em obedecer a Sua Palavra que está a favor dos que buscam a verdade que está em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Leia o trecho em Hb 4,1-13

Na Bíblia CNBB, página 1478-1479

Título: A entrada do repouso

Promessas

Hb 4,9

Portanto, ainda está reservado um repouso sabático para o povo de Deus.”

Ordens

Hb 4, 1-2.11

Portanto, enquanto ainda está de pé a promessa de entrar no repouso de Deus, devemos cuidar para que ninguém de vós falte ao apelo. Pois a nós foi anunciada a boa nova exatamente como àqueles. Mas a eles de nada adiantou a palavra do anúncio: não se uniram, pela fé, aos que a ouviram.”

“Esforcemo-nos, portanto, para entrar nesse repouso, para que ninguém repita o exemplo de desobediência acima referido.”

Princípios Eternos

Hb 4,10.12-13

Pois aquele que entrou no repouso de Deus, repousou de suas obras, como Deus repousou das suas.”

Pois a palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Julga os pensamentos e as intenções do coração. Não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas.”

Anote, em seu diário, qual é a mensagem de Deus para você hoje e como pôr isso em prática em sua vida.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Deus deseja nos salvar, e nosso esforço está em obedecer a Sua palavra que está a favor dos que buscam a verdade que está em Nosso Senhor Jesus Cristo.

Como posso pôr isso em prática?

Enquanto existe um hoje, vou orientar-me por esta palavra da verdade para minha salvação e a salvação dos meus.