Carta aos Hebreus > Leitura #790

O alimento sólido da fé

O alimento sólido da fé é dado aos adultos; quanto às crianças que têm necessidade de leite, são postos os fundamentos elementares de Cristo.

#790 "O alimento sólido da fé "

Créditos:
Vladimir Vladimirov by GettyImages.

“O alimento sólido é para os adultos, aqueles que a experiência já exercitou para distinguir entre o bem e o mal.”

O alimento sólido dado aos adultos é a Doutrina da Fé a respeito da vida e da missão da Igreja no mundo sob a ação do Espírito Santo. Já o leite é a primeira evangelização, onde a pregação é querigmática, o primeiro anúncio.

O autor da carta aos Hebreus se queixa e dá uma bronca: “A julgar pelo tempo, já deveríeis ser mestres!” Isso nos faz crer que, na comunidade dos Hebreus, haviam discípulos que conheciam a fé há tempo suficiente para que fossem capazes de ensinar. Mas a queixa mostra justamente que, apesar do tempo de “Igreja”, a fé de muitos não caminhou, permaneceu na primeira evangelização e alguns até mesmo disso se esqueceram.

Isso acontece, infelizmente, com muitos de nós. Não nos aprofundamos na fé, não estudamos, não lemos livros sobre a nossa doutrina, e pior, não lemos a Bíblia.

Na verdade, acabamos por jogar fora a graça do anúncio que recebemos e ficamos com saudosismo do tempo em que participávamos disso ou daquilo na Igreja. Lembranças de uma experiência com Deus que deveria ter sido cultivada e renovada, mas foi engavetada assim como a Bíblia, o livro de orações, o terço. Hoje, Deus vem nos dar um chacoalhão e nos acordar da letargia que nos pegou nos trazendo de volta para a realidade de Cristo e de sua Igreja.

Estamos num tempo em que o acesso à informação facilitou o conhecimento. Então, vamos retomar a nossa caminhada na fé com garra e pegar de volta as rédeas da nossa vida espiritual. Deus quer nos dar alimento sólido, mas precisamos “tirar as nossas fraldas”.

Leia o trecho em Hb 5,11 – 6,1-3

Na Bíblia CNBB página 1479

Título: O leite e o alimento sólido

Ordens

Hb 6,1-2

Por isso, deixemos agora as instruções elementares sobre Cristo e elevemo-nos ao ensinamento perfeito, sem novamente pôr os alicerces – o arrependimento das obras mortas, a fé em Deus, a doutrina acerca dos batismos, a imposição das mãos, a ressurreição dos mortos, o julgamento eterno.”

Princípios Eternos

Hb 5,13-14

Ora, quem se alimenta de leite não é capaz de compreender uma doutrina profunda, porque é ainda criança. O alimento sólido é para os adultos, aqueles que a experiência já exercitou para distinguir entre o bem e o mal.”

Anote, em seu diário, qual é a mensagem de Deus para você, e como pôr isso em prática na sua vida!

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Alimento sólido da fé é para os adultos.

Como posso pôr isso em prática?

Avançar, sem medo para conhecer os mistérios e riquezas da fé cristã. A julgar pelo tempo, eu…