Carta aos Hebreus > Leitura #787

O coração duro não pode ouvir a Deus

Ouvir e acolher a voz de Deus não é algo automático. O coração duro não pode ouvir a Deus, não pode acolhê-lo, compreendê-lo. O pecado o tornou surdo.

#787 O coração duro não pode ouvir a Deus

Créditos:
Hakase_ by GettyImages.

“Hoje, se ouvirdes a sua voz, não fecheis os vossos corações como na rebelião no dia da tentação, no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos.”

A incredulidade é causada por um coração duro, e esse coração não pode ouvir a Deus. Imagine que você esteja numa câmara preparada contra som, um estúdio por exemplo. Quem já entrou num estúdio bem tratado sabe que não pode entrar nenhum som externo para o estúdio, porque isso interfere na gravação.

Pode acontecer de pessoas conversarem, e até cantarem fora do estúdio, mas esse áudio externo não pode interferir na gravação dentro do estúdio, portanto, as paredes do estúdio são preparadas de tal maneira para impedir a passagem de qualquer áudio por elas. É um isolante acústico.

A consequência do pecado

O pecado faz isso com a gente. Ele nos prende em um mundinho isolado acusticamente de Deus, o que nos torna incapazes de ouvi-lo (ainda que o ouçamos). Você já reparou que existem mais sons ao seu redor do que você pode perceber? Pelo menos, enquanto não der atenção a eles, você não os ouvirá a ponto de percebê-los.

Eles estão ai o tempo todo, mas enquanto não se empenhar em prestar-lhes atenção, não serão percebidos. É a mesma coisa com a voz de Deus num coração endurecido. Deus fala, mas, no meio de muitas vozes e de uma atenção voltada para outros interesses, a voz de Deus não é percebida. Por isso, não é possível que subsista à fé, já que o anúncio não alcança o ouvinte.

No deserto, o povo que seguia Moisés tinha um coração duro, se tornou incrédulo, rebelde, por isso, pereceu.

O apelo da carta aos Hebreus é para que não fechemos o coração como aquele povo, pois ele pereceu, e quem fizer o mesmo perecerá como eles.

A dureza da condenação se aplica apenas aos rebeldes. Quem se torna rebelde? É justamente aquele que se torna incrédulo. E quem se torna incrédulo? É aquele que endurece o seu coração. E quem endurece o coração. É aquele que se deixa seduzir pelo pecado.

Mas aquele que se mantém firme e constante até o final se torna parceiro de Cristo.

O que vamos querer?

Leia o trecho em Hb 3, 7-19.

Na Bíblia CNBB; página 1478.

Título: A incredulidade dos antepassados.

Promessas

Hb 3, 11

Assim jurei em minha ira: jamais entrarão no meu repouso.”

Ordens

Hb 3, 7-10.12-13.15

Por isso – como diz o Espírito Santo – Hoje, se ouvirdes a sua voz, não fecheis os vossos corações como na rebelião no dia da tentação, no deserto, onde vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras durante quarenta anos. Por isso, irritei-me com essa geração e afirmei: sempre se transviaram no coração e desconhecem os meus caminhos.”

Cuidai, irmãos que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade; que ninguém se afaste do Deus vivo. Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ressoar esse ‘hoje’, para que nenhum de vós fique endurecido pela sedução do pecado.”

Isto, enquanto se diz: Hoje, se ouvires a sua voz, não endureçais os vosso corações, como na rebelião.”

Princípios Eternos

Hb 3, 14.19

Pois tornamo-nos parceiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até o fim a nossa constância inicial.”

Assim vemos que eles não puderam entrar por causa da sua incredulidade.”

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você hoje e como pôr isso em prática em sua vida.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Hoje é o único dia que tenho para crer em Deus. Enquanto ele me é dado, preciso me apropriar desta graça e permanecer constante em Deus.

Como posso pôr isso em prática?

Animando-me dia após dia, na certeza de que meu prazo termina no fechar dos olhos.