Carta aos Hebreus > Leitura #783

O Filho está acima dos anjos

Sim, o Filho de Deus está acima dos anjos. Na verdade, os anjos devem adorá-Lo e servir-Lhe, uma vez que sua finalidade é o serviço para Deus.

#783 O Filho está acima dos anjo

Créditos: Sentir y Viajar by GettyImages

“De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? Ou ainda: Eu serei para ele um Pai, e ele será para mim um filho?”

O Filho está acima dos anjos. O autor da carta aos Hebreus deixa bem claro aos seus leitores que não há comparação entre o Filho e os anjos. E se ele precisou falar isso, é porque ainda havia alguma confusão na fé daquela comunidade.

Mas, provando com as escrituras, o autor mostra, em cada passagem, que há um abismo entre a autoridade do Filho e a dignidade dos anjos. Não é um desprezo à figura angelical, mas antes uma justiça ao Filho de Deus que é o nosso salvador, digno de toda Glória.

Os anjos são imortais e gozam da eternidade enquanto o Filho os concede que sejam, pois é ele quem sustenta tudo com a sua palavra (Hb 1,3). Assim, fica claro a autoridade, a glória, a dignidade, a realiza do Filho em relação aos Anjos, que vivem para Ele.

Nós também fomos criados para ele e por ele devemos viver. Muito mais por que fomos salvos da morte e, sem merecimento, admitidos como filhos de Deus por adoção.

Leia o trecho em Hb 1,5-14

Na Bíblia CNBB, página 1476-1477

Título: O Filho superior aos anjos

Ordem

Hb 1,6

E, novamente ao introduzir o primogênito no mundo Deus diz: todos os anjos devem adorá-lo.”

Princípios Eternos

Hb 1, 5-14

De fato, a qual dos homens Deus disse alguma vez: Tu é meu filho, eu hoje te gerei? Ou ainda: Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho? E, novamente ao introduzir o primogênito no mundo Deus diz: todos os anjos devem adorá-lo. A respeito dos anjos diz ainda: Ele torna seus anjos como ventos e seus ministros, como chames de fogo.

Mas a respeito do Filho ele diz: O teu trono, ó Deus, permanece eternamente, e o cetro da retidão é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade, por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o perfume da alegria, de preferência a seus companheiros.

E ainda: Tu, Senhor, no início, colocaste os fundamentos da terra, e os céus são a obra de suas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; envelhecerão todos como uma veste e como uma capa os dobrarás; como uma veste serão trocados, mas tu permaneces o mesmo e teus anos jamais terminarão.

E a qual dos anjos Deus diz alguma vez: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos como apoio sob os teus pés. Não são todos eles espíritos que estão encarregados de um ministério, enviados a serviço daqueles que deverão herdar a salvação?”

Anote, em seu diário, qual é a mensagem de Deus para você hoje, e como pôr isso em prática em sua vida.