Sim, o Filho de Deus está acima dos anjos. Na verdade, os anjos devem adorá-Lo e servir-Lhe, uma vez que sua finalidade é o serviço para Deus.
“De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? Ou ainda: Eu serei para ele um Pai, e ele será para mim um filho?”
O Filho está acima dos anjos. O autor da carta aos Hebreus deixa bem claro aos seus leitores que não há comparação entre o Filho e os anjos. E se ele precisou falar isso, é porque ainda havia alguma confusão na fé daquela comunidade.
Mas, provando com as escrituras, o autor mostra, em cada passagem, que há um abismo entre a autoridade do Filho e a dignidade dos anjos. Não é um desprezo à figura angelical, mas, antes, uma justiça ao Filho de Deus que é o nosso salvador, digno de toda Glória.
Os anjos são imortais e gozam da eternidade enquanto o Filho os concede que sejam, pois é ele quem sustenta tudo com a sua palavra (Hb 1,3). Assim, fica claro a autoridade, a glória, a dignidade, a realização do Filho em relação aos Anjos, que vivem para Ele.
Nós também fomos criados para Ele e por Ele devemos viver. Muito mais por que fomos salvos da morte e, sem merecimento, admitidos como filhos de Deus por adoção.
Leia o trecho em Hb 1,5-14
Na Bíblia CNBB, página 1476-1477
Título: O Filho superior aos anjos
Ordem
Hb 1,6
“E novamente, ao introduzir o primogênito no mundo, Deus diz: todos os anjos devem adorá-lo.”
Princípios Eternos
Hb 1,5-14
“De fato, a qual dos homens Deus disse alguma vez: Tu é meu filho, eu hoje te gerei? Ou ainda: Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho? E, novamente ao introduzir o primogênito no mundo Deus diz: todos os anjos devem adorá-lo. A respeito dos anjos diz ainda: Ele torna seus anjos como ventos e seus ministros, como chames de fogo.
Mas a respeito do Filho ele diz: O teu trono, ó Deus, permanece eternamente, e o cetro da retidão é o cetro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade, por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com o perfume da alegria, de preferência a seus companheiros.
E ainda: Tu, Senhor, no início, colocaste os fundamentos da terra, e os céus são a obra de suas mãos. Eles perecerão, mas tu permaneces; envelhecerão todos como uma veste e como uma capa os dobrarás; como uma veste serão trocados, mas tu permaneces o mesmo e teus anos jamais terminarão.
E a qual dos anjos Deus diz alguma vez: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos como apoio sob os teus pés. Não são todos eles espíritos que estão encarregados de um ministério, enviados a serviço daqueles que deverão herdar a salvação?”