Carta aos Hebreus > Leitura #800

O perigo do não eterno

É possível dizer um não eterno a Deus. Muita gente não se dá conta disso, porque acaba acreditando que ninguém faria isso deliberadamente. Ai é que se enganam!

#800 "O perigo do não eterno "

Créditos:
Pict Rider by GettyImages.

“De fato, se continuarmos em continuar pecando depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não existe sacrifícios que possam tirar os nossos pecados.”

Um “não” eterno a Deus não se dá da noite para o dia nem mesmo de uma semana para a outra, isso acontece ao longo de muito tempo, ao longo de uma vida, à medida em que construirmos a nossa história longe d’Ele.

O “sim” eterno é da mesma forma, acontece ao longo de toda uma vida. Porém, não sabemos quanto tempo teremos em nossa vida para tomar essa decisão tão séria.

Para os que creem, é a caminhada para a santidade e a salvação, por isso, devemos estar atentos para que não nos desviemos do caminho insistindo no pecado que nos priva desta graça. O pecado é um não a Deus. Quanto mais peco, tanto mais a minha consciência e meu coração se tornam distantes de Deus, insensíveis a Ele, vou me tornando frio, duro de coração, egoísta, irado.

Quando alguém fala de Deus, a tendência, por causa do pecado, é não querer estar perto d’Ele, fugir da sua presença, assim como Adão e Eva, após comerem do fruto da árvore do bem e do mal Cf (Gn 3, 8-13). É o que o pecado faz, imediatamente ele nos afasta de Deus. 

Estar distante de Deus

Dizer não a Deus é dizer não à vida, porque o salário do pecado é a morte Cf (Rm 6, 23). Para os que estão afastados de Deus, o risco é ainda maior, pois as suas consciências estão impedidas de reconhecer a Deus como Senhor e Salvador. Eles estão envolvidos, imersos no pecado como projeto de vida até! Zombam, riem dos que procuram seguir a Jesus Cristo e enxergam como uma grande alienação a vida dos que acreditam no evangelho da verdade.

O mundo os mergulhou numa ilusão tamanha que são incapazes de enxergar a realidade de Cristo. Sua fé em Deus é mais que generalizada, sem sombra do que consiste a verdade, e, de tal maneira, está contaminada de muitas crenças, que, quando se referem ou invocam a Deus, pode-se questionar se esse deus é o mesmo dos Cristãos.

A advertência é séria nesta carta, pois nos revela a verdade quanto ao julgamento de Nosso Senhor. Precisamos nos aproximar de Deus, enquanto Ele pode ser encontrado, para que nossa resposta não se traduza em um “não” eterno a Deus, o que nos condenaria para sempre, mas em um sim eterno, ainda que, na última hora, (Lc 23, 39-42) para a nossa salvação.

Leia o trecho em Hb 10 26-31.

Na Bíblia CNBB; página 1484.

Título: Advertência contra a apostasia.

Promessas

Hb 10, 29-31

Podeis então imaginar o castigo bem mais severo que merecerá quem calcou aos pés o Filho de Deus, quem profanou o sangue da aliança pelo qual foi santificado, e insultou o Espírito da graça! Conhecemos aquele que disse: ‘A mim pertence a vingança, eu é que retribuirei’ e ainda: ‘O Senhor julgará o seu povo’. É terrivel cair nas mãos do Deus vivo.”

Princípios Eternos

Hb 10-26-27

De fato, se teimarmos em continuar pecando, depois de ter recebido o conhecimento da verdade, já não há sacrifícios que possam tirar nosso pecados. Resta apenas a terrível expectativa do julgamento e do ardor de um fogo para devorar os rebeldes.”

Anote no seu diário qual a mensagem de Deus para você hoje e como pôr isso em prática.