Carta aos Hebreus > Leitura #784

Ouça a Palavra de Deus com atenção

A Palavra de Deus é fonte de salvação, mas somente para quem nela crê, e a ela obedece. Se não formos atentos, nos desviaremos do caminho da salvação.

#784Ouça a Palavra de Deus com atenção

Créditos: Paperkites by GettyImages.

“Pois se a palavra transmitida por meio de anjos se mostrou válida, e toda transgressão e desobediência recebeu sua justa paga, como ficaremos impunes, se desprezarmos tão grande salvação?”

Jesus explica a parábola do semeador, sobretudo para que os Seus discípulos desenvolvam a capacidade de ouvir. Primeiro, sem se distrair; depois, cuidando para que a semente não se perca em meio às tribulações e, por fim, para que produza muito fruto.

A carta aos Hebreus vem nos lembrar algo semelhante: a capacidade de ouvir com atenção a Palavra de Deus. A ordem de Deus, neste trecho, é justamente esta: “Por isso devemos dar maior atenção à mensagem que ouvimos, para não nos desviarmos”.

Por isso a nossa atenção à Palavra de Deus deve ser privilegiada, dada a sua importância frente a todas as outras palavras, outras revelações, outros deuses.

Temos, hoje, a oportunidade de receber a Palavra de Deus com muito mais facilidade do que no tempo em que esta carta foi escrita. Mas será que a nossa atenção à mensagem mudou? Será que mudou para melhor?

Leia o trecho em Hb 2,1-4

Na Bíblia CNBB, página 1477

Título: A mensagem da salvação em Cristo

Ordens

Hb 2,1

Por isso, devemos dar maior atenção à mensagem que ouvimos para não nos desviarmos.”

Princípios eternos

Hb 2,2-3a

“Pois se a palavra transmitida por meio de anjos se mostrou válida, e toda transgressão e desobediência recebeu sua justa paga, como ficaremos impunes, se desprezarmos tão grande salvação?”

Anote, em seu diário, qual é a mensagem de Deus para você hoje e como pôr isso em prática em sua vida.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Dar atenção privilegiada à Palavra de Deus é sabedoria, pois é a única palavra que nos salva.

Como posso pôr isso em prática?

A fidelidade ao diário espiritual e atenção à pregação da Igreja, principalmente na Santa Missa.