Carta aos Hebreus > Leitura #796

Por que o Antigo Testamento passou?

O culto e as oferendas do Antigo Testamento passaram, porque eram imperfeitas! Quando veio Jesus Cristo, Ele abriu acesso irrestrito e eterno ao Santuário.

#796 Por que o Antigo Testamento passou?

Créditos:
BlackSalmon by GettyImages.

“Desse modo, o Espírito Santo mostra que, enquanto existe a primeira tenda, o caminho para o santuário ainda não está aberto.”

É Jesus quem renova todas as coisas. Assim, o Antigo Testamento deixa de vigorar, para que um novo testamento entre em vigor. Com um sumo sacerdote capaz de adentrar no Santuário, no Santo dos Santos para sempre.

Antes isso era impossível. Só o sumo sacerdote poderia entrar no Santo dos Santos para oferecer sacrifícios de expiação pelos pecados, e só uma vez por ano. Jesus muda tudo isso! Ele, sendo sacerdote, altar e cordeiro, realiza um sacrifício perfeito que o garante acesso eterno ao Santo dos Santos, o que significa a nossa Salvação, já que, em vez de uma vez ao ano, temos, de forma perene, um intercessor por nós.

Passa o Antigo Testamento e dá lugar ao Novo Testamento. Não o lançamos fora, contudo, o Antigo Testamento é necessário para o entendimento de toda nossa História de Salvação, o conhecimento dos Patriarcas e Profetas e de outros homens e mulheres de Deus que foram personagens importantes para o plano de salvação de Deus. Encontramos nele riquezas incontáveis e todas as profecias a respeito do Messias.

Quando o livro dos Hebreus diz que o Antigo Testamento passou, está dizendo que, em Jesus, o contrato, a aliança entre Deus e a humanidade tem uma nova cláusula escrita com Seu sangue, para nossa salvação. De maneira específica, o culto para a remissão dos pecados.

Leia o trecho em Hb 9,1-10

Na Bíblia CNBB, página 1482

Título: O culto imperfeito do Antigo Testamento

Princípios eternos

Hb 9,8-10

“Desse modo, o Espírito Santo mostra que, enquanto existe a primeira tenda, o caminho para o santuário ainda não está aberto. Isto tem sentido simbólico para o tempo presente. As dádivas e sacrifícios oferecidos são incapazes de tornar íntegra a consciência daquele que os oferece. Baseados em alimentos, bebidas e diferentes tipos de purificação com água, não passam de prescrições humanas, válidas até o momento de serem substituídas por algo melhor.”

Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você hoje, e como pôr isso em prática em sua vida.