Carta aos Hebreus > Leitura #807

Santidade possível e essencial

A santidade não só é possível como também é essencial. Sem ela não podemos ver a Deus. Uma vez que recebemos o dom e a graça da salvação, não a desperdicemos!

#807 Santidade possível e essencial

Créditos: SolStock by GettyImages.

“Procurai a paz com todos e a santidade, sem a qual ninguém verá o Senhor. Cuidai para que ninguém fique privado da graça de Deus, e que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a muitos.”

Este trecho da carta aos hebreus vem nos alertar para a realidade de que podemos perder a salvação se não perseverarmos e não abandonarmos o mal. Mais ainda, o mal é um veneno que contamina a comunidade, por isso não podemos admitir um comportamento pagão entre nós, é necessário que tal pessoa seja corrigida, se arrependa e volte ao caminho de santidade, caso contrário, ocorrerá uma contaminação de toda a comunidade com o veneno do pecado.

Há ainda uma exortação à escuta dos pastores, dos responsáveis, das escrituras, para que a comunidade tenha sempre, diante dos olhos, o caminho certo a seguir. A rebeldia diante das autoridades e a nossa autenticidade de vida serão provadas no fogo devorador de Deus. Quem tiver um bom testemunho não tem o que temer, pois o fogo não fará mal algum, ao contrário, irá purificá-lo e revelará toda a beleza de sua vida e seu testemunho.

Já aquele que não estiver de acordo com a verdade, será destruído, pois não há como o pecado suportar a presença de Deus. Por isso, convertamo-nos, para que sejamos encontrados íntegros quando ele voltar.

Leia o trecho em Hb 12,14-29

Na Bíblia CNBB, página 1486-1487

Título: Fidelidade Cristã

Promessas

Hb 12,25b-27

Menos ainda escaparemos nós do castigo, se voltarmos as costas a quem nos fala do alto do céu. Aquele, cuja voz então abalou a terra, agora diz: Ainda uma vez, abalarei não somente a terra, mas também o céu. A expressão: ainda uma vez, anuncia o desaparecimento de tudo aquilo que participa da instabilidade do mundo criado, para que permaneça só aquilo que é inabalável!

Ordens

Hb 12,14-17.25A.28-29

Procurai a paz com todos e a Santidade sem a qual ninguém verá o Senhor. Cuidai para que ninguém fique privado da graça de Deus, e que nenhuma raiz venenosa cresça no meio de vós, tumultuando e contaminando a muitos. Não haja ninguém dado a prostituição, nenhum difamador como Esaú, que por um prato de comida vendeu seus direitos de filho primogênito; sabeis, como, depois, querendo herdar a bênção, foi rejeitado, pois, embora implorasse com lágrimas, não encontrou oportunidade de reparação.”

Cuidado! Não deixeis de escutar aquele que vos fala. Os que recusaram escutar aquele que os advertia na terra não escaparam do castigo.”

Já que estamos na posse de um reino inabalável, sejamos gratos. E, assim, sirvamos a Deus de modo a agradar-lhe, com piedade e temor. Pois o nosso Deus é um fogo devorador.”

Princípios Eternos

Hb 12,23b-24.29

Vós, vos aproximastes de Deus, o Juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram a perfeição; de Jesus, o mediador da nova aliança e da aspersão com seu sangue mais eloquente que o de Abel!”

Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.