Cuidado com os espertalhões da fé! Pessoas que pregam a Palavra de Deus, mas são mercenários, pregando o Evangelho por vaidade e para seu próprio benefício.
“Rogo-vos, irmãos, acautelai-vos dos que provocam dissensões e escândalos, contrariando o ensinamento que aprendestes. “
“Esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre. Com um palavreado bonito e lisonjeiro, enganam os simples.”
Por isso a necessidade de estarmos bem atentos a quem prega e o que se prega. Conhecemos a Igreja que Jesus Cristo fundou (cf Mt 16,18-19): Igreja Católica Apostólica Romana, que tem esse nome não porque Cristo o deu, mas porque os sucessores de seus apóstolos deram em vista do testemunho de Pedro e Paulo, martirizados em Roma.
É Católica, porque significa Universal; é Apostólica, porque segue a fé dos apóstolos de Cristo; e é Romana, porque Pedro e Paulo, as colunas da Igreja primitiva, foram mártires lá, onde futuramente, se tornaria religião oficial do Império Romano.
O fato de a Igreja católica não mudar a sua Doutrina sempre incomodou e incomoda o mundo atual. Mas graças a esta fé apostólica, nos foi garantida a autenticidade do Evangelho pelos séculos e combatidas as heresias desde os primeiros tempos da Igreja (cf. 1 Jo 2,24-25 e Ef 4,1-16), ligados aos ensinamentos apostólicos de fidelidade ao que deles ouviram e ao corpo de Cristo que é a Igreja.
Mesmo quando, de dentro da Igreja, surgem pessoas pregando um ensinamento diferente, são chamados a voltar às origens de sua fé. Mas quando esse retorno não acontece, estes são impedidos de ensinar e, dependendo da gravidade, são excomungados por heresia.
Então, estejamos atentos: muitos pregam Jesus Cristo e outros ainda, apesar de ter a Bíblia nas mãos, nem sequer pregam a Jesus Cristo. Não basta ter a Bíblia, é preciso lê-la; não basta ler a Bíblia é preciso ter fé; não basta ter fé, é preciso ter a fé católica. Fora disso, a compreensão da Palavra de Deus terá sempre lacunas e muitas oportunidades de controvérsias.
Leia o trecho em Rm 16,17-27
Na Bíblia CNBB, página 1398
Título: Anexo. Advertência contra as divisões. Doxologia.
Promessas
Rm 16,20
“O Deus da paz esmagará, sem demora, Satanás sob vossos pés. Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco.”
Ordens
Rm 16,17-18
“Rogo-vos, irmãos, acautelai-vos dos que provocam dissensões e escândalos, contrariando o ensinamento que aprendestes. Esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre. Com um palavreado bonito e lisonjeiro, enganam os simples.”
Princípios eternos
Rm 16,27
“A Deus, o único sábio, por maio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém.
Encerramos aqui a carta aos Romanos.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Permaneça dentro de vós aquilo que aprendestes desde o princípio. Nossa Igreja é Católica Apostólica Romana.
Como posso pôr isso em prática?
Atenção aos ensinamentos do Papa e a afinidade com o Catecismo da Igreja sem jamais me distanciar da Palavra de Deus.