Carta aos Romanos > Leitura #550

Enxertados em Cristo

Nós fomos enxertados em Cristo pela fé, para participar de sua herança eterna. Por amor, apesar de não merecermos, ele nos fez participantes da sua vida.

#547 Enxertados em Cristo

Créditos: Zulkarnieiev Zulkarnieiev / GettyImagens

“Repara na bondade e na severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, bondade; contanto que perseveres nessa bondade; do contrário, também tu, será cortado.

Uma palavra dura para alguém que prega um Deus que é amor e amor incondicional? Não!

O amor de Deus não mudou! Continua o mesmo, incondicional. Mas e o “contanto que perseveres” não é uma condição? Sim, mas não de Deus para comigo, e sim de mim para com Deus!

Sim, Deus continua a me amar como sempre me amou e sempre amará, mas a minha participação em Sua vida eterna, ou seja, a minha salvação depende também da minha perseverança na fé.

Se deixo de crer n’Ele, excluo-me de sua herança, apesar d’Ele me amar. A minha liberdade é a grande chave para a minha salvação. O que era impossível para mim, Deus já fez: Ele venceu a morte e o pecado e, em Cristo, me garantiu a entrada no céu, gratuitamente.

O que eu preciso fazer? Viver pela fé e perseverar nela, para manter-me nessa graça. Então, a condição não é de Deus, é minha: eu aceito ou não a salvação.

“Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, nem a ti poupará. Repara na bondade e na severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, bondade; contanto que perseveres nessa bondade; do contrário, também tu, será cortado. Se eles deixarem de ser incrédulos, serão enxertados. Deus é bastante poderoso para enxertá-los de novo. Pois, se tu postes cortado da oliveira silvestre, à qual pertencias por natureza, e se, contrariamente à natureza, foste enxertado na oliveira cultivada, quanto mais eles serão enxertados em sua própria oliveira, a qual pertencem por natureza.” Rm 11, 21-24

Leia o trecho em Rm 11, 13-24.

Na Bíblia CNBB; página 1393.
Título: Os pagãos.

Promessas

Rm 11, 15.21-24
Se o afastamento deles foi reconciliação para o mundo, o que não será a sua escolha? Será uma passagem da morte para a vida!”
“Pois, se Deus não poupou os ramos naturais, nem a ti poupará. Repara na bondade e na severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, bondade; contanto que perseveres nessa bondade; do contrário, também tu, será cortado. Se eles deixarem de ser incrédulos, serão enxertados. Deus é bastante poderoso para enxertá-los de novo. Pois, se tu postes cortado da oliveira silvestre, à qual pertencias por natureza, e se, contrariamente à natureza, foste enxertado na oliveira cultivada, quanto mais eles serão enxertados em sua própria oliveira, a qual pertencem por natureza.”

Ordens

Rm 11, 17-18a.19-22
Se alguns ramos foram cortados e tu, oliveira silvestre foste enxertada no lugar deles, te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira cultivada, não te gabes a custa dos ramos cortados.”
Dirás: alguns ramos foram cortados para que eu fosse enxertado. Bem! Eles foram cortados por causa da sua incredulidade, mas tu, é pela fé que estás firme. Pois, se Deus não poupou os ramos naturais nem a ti poupará. Repara na bondade e na severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; para contigo, bondade; contanto que perseveres nessa bondade; do contrário, também tu, será cortado.”

Princípios Eternos

Rm 11, 16.18b
Aliás, se as primícias são santas, a massa toda é santa; e se a raiz é santa, os ramos também são santos.”
Se, no entanto, cederes à vanglória, toma consciência de que não és tu que sustentas a raiz, mas é a raiz que te sustenta.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Deus já fez tudo para me salvar. Agora, é a minha vez, é a minha parte, é a hora da minha fé entrar em ação.

Como posso pôr isso em prática?
Agir conforme o Evangelho que recebi. Vivendo os mandamentos.