Carta aos Romanos > Leitura #561

Será que eu tenho um coração agradecido?

Desde que nascemos, temos pessoas que nos servem e nos ajudam, a começar pelos nossos pais. Mas será que eu tenho um coração agradecido? Há quem não tenha!

Será que eu tenho um coração agradecido

Créditos: Pranithan Chorruangsak / GetyImagens

Saudai Priscila e Áquila, colaboradores meus no Cristo Jesus, os quais expuseram suas próprias vidas para salvar a minha.

Jesus já havia dito: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos.” (cf Jo 15, 13) 

Esta palavra se aplica a Priscila e Áquila, pois foram capazes disso, estavam dispostos a isso! Mas o coração de Paulo não se prende somente às grandes ocasiões, ele se lembra aqui de muitos irmãos que com ele viveram, fizeram missão, sofreram… E de muitas e diversas maneiras testemunharam Jesus Cristo. 

Então, ele dedica muitas linhas para dar um “oi” para todo esse povo, reconhecendo o valor de cada um em particular e recomendando a comunidade que não se esqueça de mencionar esses nomes como pessoas que estão em seus pensamentos, lembranças e orações.

A alegria

Imagine a alegria de quem recebeu esta carta, a alegria ao ouvir seu nome na assembleia, lembrado pelo apóstolo com todo carinho! Pois é, devemos fazer o mesmo: ter um coração agradecido. Há uma lista de pessoas que nos fizeram ou fazem o bem, direta ou indiretamente, e nem sempre agradecemos. Por mais que sejamos agradecidos, as pessoas precisam saber que o somos, não pode ficar no mundo das nossas ideias.

Dom Bosco dizia: “Não basta que os jovens sejam amados, é preciso que eles saibam que são amados”. O que se aplica aos jovens, se aplica a qualquer pessoa. Sou grato à minha mãe pelo simples fato dela ter me gerado e muito mais! Mas, se eu digo isso a ela, é outra coisa! Será que eu tenho um coração agradecido? Estou precisando agradecer a alguém?

Um detalhe interessante: aparece a figura de uma mulher como diaconisa. Na Igreja primitiva existiu isso.

Leia o trecho em Rm 16, 1-16.
Na Bíblia CNBB; página 1397-1398.
Título: Apresentação de Febe, a diaconisa. Saudações.

Ordens
Rm 16, 1-16

Recomendo-vos nossa irmã Febe, diaconisa da Igreja se Cencreia. Acolhei-a no Senhor de maneira digna, como convém aos santos, e assisti-lhe em qualquer coisa em que possa precisar de ajuda; pois ela também tem ajudado a muitos, inclusive a mim.

Saudai Priscila e Áquila, colaboradores meus no Cristo Jesus, os quais expuseram suas próprias vidas para salvar a minha. Eu lhes sou agradecido, e não somente eu, mas também todas as igrejas fundadas entre os pagãos. Saudai igualmente a Igreja que se reúne na casa deles.

Saudai meu irmão estimado Epêneto, primícias da Ásia para Cristo. Saudai Maria que muito trabalhou para vós. Saudai Andrônico e Júnia, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis, que ademais se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. Saudai Ampliato a quem muito estimo no Senhor. Sudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estáquis. Saudai Apeles, provado e aprovado em Cristo; Sudai a casa de Aristóbulo; saudai Herodião, meu parente; saudai os da casa de Narciso que estão no Senhor; saudai Trifena e Trifosa, que tanto se afadigaram no Senhor; saudai a caríssima Pérside, que muito trabalhou no Senhor; saudai Rufo, esse eleito do Senhor, e sua mãe, que é também a minha; saudai Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátrobas, Hermas e os irmãos que estão com eles. Saudai Filógolo e Júlia, Nereu e sua irmã, bem como Olimpa e todos os santos que estão com eles. Saudai uns aos outros com o beijo santo. Todas as Igreja de Cristo vos saúdam.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Ter um coração agradecido é muito importante para quem agradece e para quem é reconhecido. Quem agradece exercita a gratidão e a humildade, quem é reconhecido recebe ânimo para caminhar ainda mais na prática do bem.

Como posso pôr isso em prática?

Agradecer e reconhecer as pessoas que fizeram e fazem o bem na minha vida.