Carta aos Romanos > Leitura #558

Unidade sim, uniformidade, não!

Somos pessoas diferentes, cada um é um. Nem sempre é fácil chegar à unidade, mesmo entre os cristãos. Mas o fato de não sermos uniformes é o que nos enriquece.

#556 Unidade sim, uniformidade, não!

Créditos: Delmaine Donson by Getty Images

“Com efeito, Cristo também não procurou o que Lhe agradava, mas, como está escrito: ‘os ultrajes dos que te ultrajavam, caíram sobre mim’.”

Seguimos com o ensino sobre os fracos e fortes na fé. Paulo, agora, lança a responsabilidade sobre os fortes, pois tem o dever de cuidar dos fracos, e dá o exemplo: Cristo.

Então, para chegarmos à unidade que Deus quer, não precisamos ser todos iguais, mas chegar a uma maturidade que nos permita aceitar as diferenças, acolher as novidades, celebrar o passado, viver o presente, aguardar ativamente o futuro com os olhos fixos em Deus e guiados pelas escrituras (Cf.: Rm 15, 4-5) que Ele mesmo nos deu.

Este trecho encerra a questão sobre o dever da unidade. O dever é de todos, mas quem é mais forte, ou seja, entendido, vivido, experiente na fé, tem responsabilidade maior.

Se Cristo deu tudo de si, se Jesus esvaziou-Se para se fazer um de nós, por qual motivo não podemos perder ‘uma discussão’, deixar nossa ‘ótima ideia para depois’, entre outas atitudes de renúncia, para promover a unidade?

Certamente, este exemplo fará crescer muito mais ‘os fracos’ na fé, do que discursos e imposições.

Leia o trecho em Rm 15, 1-13

Na Bíblia CNBB; página 1396-1397.
Título: União fraterna: fracos e fortes, judeus e pagãos

Promessas

Rm 15, 6.9b.12-13

Assim, tendo como que um só coração e uma só voz, glorifiqueis o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.”

Por isso eu te glorificarei entre as nações e catarei louvores ao teu nome.”

Isaías por sua vez, diz: Despontará o rebanho de Jessé, para governar as nações. Nele, elas colocarão a sua esperança.”

Assim, vossa esperança transbordará, pelo poder do Espírito Santo.”

Ordens

Rm 15, 1-3.7.10-11

Nós, os fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos e não buscar só o que nos agrada. Cada um de nós procure agradar ao próximo para o bem, visando a edificação. Com efeito Cristo também não procurou o que lhe agradava, mas, como está escrito: os ultrajes dos que te ultrajavam, caíram sobre mim.”

Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para a Glória de Deus.”

A escritura ainda diz: Nações, alegrai-vos junto com o seu povo, e , em outra passagem: Nações, louvai todas ao Senhor e, aclamem-no, todos os povos.”

Princípios Eternos

Rm 15, 3-5.8

Com efeito Cristo também não procurou o que lhe agradava, mas, como está escrito: os ultrajes dos que te ultrajavam, caíram sobre mim. Tudo que outrora foi escrito, foi escrito para nossa instrução, para que pela constância e consolação que nos dão as escrituras, sejamos firmes na esperança. O Deus da constância e da consolação, vos dê também perfeito entendimento, uns com os outros, como ensina o Cristo Jesus.”

Pois eu digo: Cristo tornou-se servo dos circuncisos, para mostrar que Deus é fiel e cumpre as promessas feitas aos pais.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não sou melhor do que os outros; e o exemplo de Cristo é de humildade. Não preciso fazer prevalecer o que penso para existir na comunidade. A unidade é mais importante do que minha ideia.

Como posso pôr isso em prática?

Usar de bom senso e sabedoria para falar e agir, a fim de sempre promover o bem comum.