Carta de São Judas > Leitura #843

Ímpios entre nós

Se existem ímpios entre nós que temos fé, é porque um dia eles creram em Deus. Esta realidade dura que o apóstolo São Judas está nos dizendo pode ser imputada a seu xará traidor. Não, este apóstolo não é Judas Iscariotes!

#843 Ímpios entre nós

Créditos: Jacob Wackerhausen / GettyImagens

“A atenção que devemos ter para a presença de ímpios entre nós é justamente pelo fato de que, em algum momento, abandonaram a verdade. “Ímpios que abusaram da graça do nosso Deus para a devassidão e negaram o nosso único soberano a Senhor, Jesus Cristo.”

Em sua carta, o alerta é grave, as comparações pesadas, e as sentenças, duríssimas! Longe de nos causar terror, São Judas está nos alertando ao fato de que eu e você precisamos cuidar da nossa vocação para não nos “desconvertermos”. Infelizmente, isso é possível e já aconteceu a muitos! Pois aqui está o querer de Deus para nós!

“Vós, porém, caríssimos, lembrai-vos das palavras preditas pelos Apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos diziam: Nos últimos tempos, aparecerão zombadores vivendo ao sabor das suas ímpias paixões. São eles que provocam divisões. São vulgares e não têm o Espírito. Vós, porém, caríssimos, edificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orai, no Espírito Santo, de modo que vos mantenhamos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E aos que estão com dúvida, tratai com misericórdia. A certos outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo. De outros ainda deveis compadecer-vos, mas com temor, evitando até a roupa que a carne deles contaminou” (Jd 17-23).

É muito sério, não? Mas são preciosas orientações de procedimentos quando há ímpios entre nós! Ímpios batizados e engajados em nossos grupos, comunidades e paróquias.

Vamos anotar?

Leia o trecho: Carta de São Judas

Na Bíblia CNBB, página 1512-1513

Promessas de Deus
Jd 18
“que vos diziam: Nos últimos tempos aparecerão zombadores vivendo ao sabor das suas ímpias paixões.”

Ordens
Jd 3.17.20-23
“Caríssimos, enquanto eu estava todo empenhado em escrever-vos a respeito da nossa comum salvação, senti a necessidade de mandar-vos uma exortação a fim de lutardes pela fé, que, uma vez para sempre, foi transmitida aos santos.”

“Vós, porém, caríssimos, lembrai-vos das palavras preditas pelos Apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo…”

“Vós, porém, caríssimos, edificai-vos sobre o fundamento da vossa santíssima fé e orai, no Espírito Santo, de modo que vos mantenhamos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. E aos que estão com dúvida, tratai com misericórdia. A certos outros, deveis salvá-los arrancando-os do fogo. De outros ainda deveis compadecer-vos, mas com temor, evitando até a roupa que a carne deles contaminou.”

Princípios Eternos
Jd 10-16.24-25

“Esses tais, porém, injuriam o que desconhecem e, por outro lado, corrompem-se naquilo que conhecem pela natureza, como o conhecem até os animais sem razão. Ai deles! Enveredar pelo caminho de Caim, por amor ao lucro precipitaram-se no extravio de Balaão, e perderam-se na rebelião de Coré. Essa gente é a desonra de nossas refeições comunitárias. Banqueteiam-se sem vergonha, apascentando-se a si mesmos. São nuvens sem água, que passam, levadas pelo vento. São árvores do fim do outono, sem frutos, duas vezes mortas, desarraigadas. São ondas furiosas do mar, que espumam as próprias abominações; estrelas errantes, às quais são reservadas para sempre densas trevas. Deles vale também o que pronunciou Henoc, sétimo patriarca depois de Adão: Eis que veio o Senhor com milhares de seus santos, para exercer o juízo contra todos, e para denunciar todos os ímpios a respeito de todas as impiedades que cometeram e dos insultos que, como ímpios pecadores, proferiram contra ele. São murmuradores descontentes, que vivem ao sabor das paixões. A sua boca fala insolência, mas ao mesmo tempo adulam os outros por interesse.”

“Àquele que é capaz de guardar-vos sem pecado e de apresentar-vos irrepreensíveis e jubilosos perante a sua glória, ao Deus único, que nos salva por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor: glória e majestade, domínio e poder, desde antes de todos os séculos, e agora e por todos os séculos. Amém.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem perseverar até o fim será salvo.

Como posso pôr isso em prática?
Atenção a coerência da minha vida. O que rezo e falo, devo lutar para viver sempre mais de acordo com a vontade de Deus, e é unido intimamente à sua palavra que me manterei n’Ele.