Carta de São Tiago > Leitura #813

Fé prática

Já ouvimos que a nossa justificação não depende de nossas obras, mas da fé em Cristo. Também ouvimos que a fé sem obras é morta. Fé e prática caminham juntas.

#813 Fé prática

Créditos:
ANNVIPS by GettyImages.

“Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo?”

Diante desta palavra, podemos encontrar um equilíbrio na nossa fé pela maturidade que ela gera em nós. E para que não fiquem dúvidas entre o que Tiago está dizendo e o que Paulo diz a respeito da fé, a palavra de discernimento vem do próprio Jesus. Vejamos o que diz a carta aos Hebreus 11,6: “Ora sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que ele existe e recompensa os que o procuram”.

Paulo escreve, na carta aos Romanos 4,3-5: “Com efeito, que diz a escritura: Abraão creu em Deus, e isso lhe foi levado em conta como justiça. Ora, para quem faz uma determinada obra, o salário não é contado como presente, mas como coisa devida; ao contrário, quem, sem fazer obras, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé é levada em conta como justiça”.

E Tiago, nesta carta, declara: “Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo?”, e mais: “Pelo contrário, assim é que deves pensar: Tu tens a fé e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem ações, e eu te mostrarei a minha fé a partir das minhas ações! Tu crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem nisso, e estremecem de medo”.

Se o nosso pai Abraão foi declarado justo, será que não foi por causa de suas ações, a ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? Como estás vendo, a fé concorreu para as ações e as ações completam a fé.” É uma conversa que daria muita discussão entre Paulo e Tiago, se é que discutiram pessoalmente a este respeito. Mas Jesus tem uma palavra única e final a respeito da fé na boa nova do Evangelho.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato que constrói sua casa sobre a rocha” (Mt 7,24).

Então entendemos que sem fé é impossível agradar a Deus, e que esta mesma fé é capaz de me salvar, de me justificar. Mas não termina aí somente com a parte de Deus com sua graça e uma simples aceitação de minha parte. Ele me prova, me faz crescer, dar passos, cria em mim um coração de filho, que vai se tornando capaz de sentir como o coração de Jesus, de pensar como Jesus pensa, de agir como Ele age. Depois do sim dado a Deus vem a missão.

Não basta ouvir a Palavra de Deus e crer, é preciso também colocá-la em prática. Crer em Jesus nos salva sim, pois a promessa também se estende sobre a nossa família. Mas o que nos mantêm na fé? É o exercício da mesma: as obras que a fé nos impulsiona a realizar. Por isso alguém que não põe em prática a sua fé não terá fé por muito tempo… é como as sementes caídas à beira do caminho, em terreno pedregoso e entre os espinhos: não dá fruto.

Mãos à obra, irmãos, pois a nossa fé não é estática, é muito dinâmica!

Leia o trecho em Tg 2,14-26

Na Bíblia CNBB, página 1491

Título: A fé se mostra na prática

Ordens

Tg 2,18

Pelo contrário, assim é que deves pensar: Tu tens a fé e eu tenho ações! Mostra-me a tua fé sem ações, e eu te mostrarei a minha fé a partir das minhas ações!”

Princípios eternos

Tg 2, 14-17.19.21-24.26

“Meus irmãos, que adianta alguém dizer que tem fé quando não a põe em prática? A fé seria capaz de salvá-lo? Imaginai que um irmãos ou uma irmã não tem o que vestir e que lhes falta a comida de cada dia; se então algum de vós disser a eles: Ide em paz, aquecei-vos e comei à vontade, sem lhes dar o necessário para o corpo, que adianta isso? Assim também a fé: se não se traduz em ações, por si só é morta.”

Tu crês que há um só Deus? Fazes bem! Mas também os demônios creem nisso, e estremecem de medo.”

Se o nosso pai Abraão foi declarado justo, será que não foi por causa de suas ações, a ponto de oferecer seu filho Isaac sobre o altar? Como estás vendo, a fé concorreu para as ações, e as ações completam a fé. Foi assim que se cumpriu a escritura que diz: Abraão teve fé em Deus e isso lhe foi levado em conta como justiça, e ele foi chamado amigo de Deus.

Podeis ver, pois, que alguém é justificado com base naquilo que faz e não simplesmente pela fé.”

Assim como o corpo sem o espírito é morto, assim também a fé, sem as obras, é morta.”

Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não basta crer com os lábios e com o coração. A ação torna viva e frutífera minha fé.