O maior problema da riqueza é a arrogância. Se Jesus diz que é muito difícil para um rico entrar no reino dos céus, imagina quem é arrogante!
“Em vez de dizer: ‘Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isso ou aquilo’, vós fazeis alarde de vossas ostentações.”
Qualquer um de nós pode ser ou tornar-se arrogante, e nem precisamos de grandes riquezas. Basta apegar-se a elas e pegar carona na vanglória. Assim, não só o rico em bens materiais, mas também o pobre em bens pode, infelizmente, se tornar arrogante. Pois a carta aos Hebreus declara: “Ora, toda arrogância deste tipo é um mal. Quem, pois, sabe fazer o bem e não o faz é réu de pecado”.
A arrogância, na maioria das vezes, impede-nos de fazer o bem e, quando nos permite, é para alimentar-se com a vaidade. A ostentação do que temos, somos ou conquistamos é um grande mal, pois é fruto de comparação, denota superioridade, desdém, em fim, tudo, menos amor. E é aí que está o grande risco para o rico e, principalmente, para o arrogante, seja rico ou pobre: A incapacidade de amar. “Quem não ama não conhece a Deus.” (1 Jo 4,8).
A carta abre os nossos olhos para a futilidade da riqueza e também para a responsabilidade de quem tem mais que os outros. “Vossa riqueza está apodrecendo e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes como fogo! Nestes dias, que são os últimos, amontoastes tesouros.”
Uma promessa terrível. Uma profecia trágica! Mas para quem? Para o rico que amontoa tesouros, e sabendo fazer o bem, não o faz, ostentando sua vida abastada enquanto outros perecem. Pensemos nas riquezas que trazemos, nas vaidades que cultivamos e na arrogância de adquirimos, elas podem nos fazer perder o céu.
Leia o trecho em Tg 4,13-5,1-6
Na Bíblia CNBB, página 1493
Título: Advertência aos ricos
Promessas
Tg 5,1-3
“E agora, vós os ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. Vossa riqueza está apodrecendo e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes como fogo! Nestes dias, que são os últimos, amontoastes tesouros.”
Princípios Eternos
Tg 4,14-17
“No entanto, não sabeis nem mesmo o que será de vossa vida amanhã. De fato, não passais de neblina que se vê por um instante e logo desaparece. Em vez de dizer: ‘Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isso ou aquilo’, vós fazeis alarde de vossas ostentações. Ora, toda arrogância deste tipo é um mal. Quem, pois, sabe fazer o bem e não o faz é réu de pecado.”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem sabe fazer o bem e não o faz é réu de pecado.
Como posso pôr isso em prática?
Preciso estar atento ao bem que posso fazer às pessoas. É uma obrigação de filho de Deus. A começar de dentro da minha casa.