Carta de São Tiago > Leitura #810

Provação, constância e santidade

A provação produz em nós constância, garante São Tiago. A constância nos torna santos como Deus nos quer, mas muitos não entendem a dinâmica de Deus.

#810Provação constância e santidade

Créditos: guvendemir by GettyImages

“Pois sabeis que a prova da fé produz em vós constância. Ora, a constância deve levar a uma obra perfeita: que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma.”

Então, concluímos que a provação é necessária para nossa santificação, porque ela nos torna pessoas de constância, se a aceitarmos como tal. Isso porque só podemos diferenciar uma provação de um problema comum, seja grande ou pequeno, pela maneira como o encaramos. Se estamos imbuídos da presença de Deus, o problema é para nós provação.

Se estamos lutando sozinhos, o problema é simplesmente um problema, uma desgraça que nos atingiu, e estamos à mercê da sorte, mas o cristão tem a graça de Deus para vencer nas tribulações que a vida sempre oferece. A sabedoria é um dom que Deus dá gratuitamente a todos! E receberá generosamente. É lindo! Esse é nosso Deus!

Se a algum de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições: e ela lhe será dada. Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor, ambígua como é e inconstante em todos os seus caminhos”. A sabedoria é o grande dom que Deus concede na provação, pois, muitas vezes, não sabemos o que fazer.

Assim, discernimos a verdade em meio ao caos e à escuridão que costumam tomar conta dos nossos pensamentos, sentimentos, da nossa visão. Por isso, Tiago deixa claro: Deus não tenta ninguém! É a própria concupiscência que nos tenta, de Deus só vem o que é puro e santo. Ainda um recado aos ricos e pobres.

A glória de ambos é oposta neste mundo, mas a do rico passageira, pois secará como a flor da erva que seca ao sol, mas é feliz quem suporta a provação. Assim, a provação da nossa fé gera constância, e a constância gera a santidade!

Leia o trecho em Tg 1,1-18

Na Bíblia CNBB, página 1490.

Título: Provação e constância, Riqueza e Dom de Deus.

Promessas

Tg 1,10-12

“Mas o rico deve gloriar-se quando for humilhado. Pois há de passar como a flor da erva. De fato, quando surge o sol com o seu calor, logo faz secar a erva: a flor cai e a beleza de seu aspecto desaparece. Assim também acabará por murchar o rico em meio as suas lidas. Feliz aquele que suporta a provação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.”

Ordens

Tg 1,2.5-6.9-10.13

Considerai uma grande alegria, meus irmãos, quando tiverdes que passar por diversas provações, pois sabeis que a prova da fé produz em vós constância.”

Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições: e ela lhe será dada. Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento.”

O irmão humilde glorie-se, quando for exaltado, mas o rico deve gloriar-se quando for humilhado. Pois há de passar como a flor da erva.”

Ninguém ao ser tentado deve dizer: É Deus que me tenta, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta alguém.”

Princípios Eternos

Tg 1,3-8.13-18

“Pois sabeis que a prova da fé produz em vós constância. Ora, a constância deve levar a uma obra perfeita: que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma. Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições: e ela lhe será dada. Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor, ambígua como é e inconstante em todos os seus caminhos.”

Ninguém ao ser tentado deve dizer: É Deus que me tenta, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta alguém. Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá a luz; e o pecado, uma vez maduro, gera a morte.

Não vos enganeis meus caríssimos irmãos. Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vem do alto, do Pai das luzes. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias das criaturas.”

Anote em seu diário qual é a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Quem suporta a provação é feliz porque receberá a vida eterna.

Como posso pôr isso em prática?

Empenhando-me em permanecer em Deus, para adquirir constância!