Evangelho de São João > Leitura #67

Lavar os pés de quem vai me trair?

Lavar os pés de quem vai me trair? É uma atitude impensável para qualquer pessoa justa, quanto mais para Jesus! Mas ele o fez e disse mais: faça o mesmo.

O servo não é maior que o seu Senhor”

-CREDITOS — ginosphotos by Getty Images

É justamente por causa disso que Jesus fez questão de dar o exemplo do lava-pés, e graças a Deus que todos os anos na quinta feira santa o lava-pés é realizado em nossas igrejas. Porque ainda temos muito a aprender com a Humildade de Jesus.

Mas será que foi insanidade de Jesus, permanecer com Judas Iscariotes sabendo de sua traição? Não! Foi em obediência ao plano do Pai para a salvação da humanidade, no qual o Filho do homem deveria ser entregue nas mãos dos pecadores. É claro que Deus não planejou que Judas deveria trair Jesus, mas ela sabia que Judas o faria, e teve misericórdia até o último momento. Quem não se sentiria intimidado ao saber que sua traição fora descoberta? Será que Judas não entendeu quando Jesus o mandou fazer logo o que ele tinha que fazer?

Essas respostas precisamos procurar espelhados no exame da nossa consciência, quando também traímos a Deus de diversas maneiras, sabendo que ele conhece todas as coisas.

Se não é fácil ter a traição descoberta e manter-se nela, e quando descobrimos que alguém nos trairá e continuamos a mar com gestos concretos? É o que Jesus nos ensinou naquele dia, é o que Jesus nos ensina hoje, é o que precisamos aprender como seus verdadeiros discípulos.

Leia o trecho em Jo 13, 1-20

Na Bíblia cnbb página 1329-1330

Título: O Lava pés

Promessas

Jo 13, 7

Jesus respondeu: Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”.

Jo 13, 17

Já que sabeis disso, sereis felizes se o puserdes em prática.”

Ordens

Jo 13, 14-15

Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Deixo-vos e o exemplo, para que façais assim como eu fiz a vos.”

Princípios eternos

Jo 13, 10

Jesus respondeu: quem tomou banho precisa lavar senão os pés, pois está inteiramente limpo.

Jo 13, 13

Vós me chamais de mestre e senhor; e dizeis bem, porque sou.”

Jo 13, 16

Em verdade em verdade vos digo: o servo não é maior do que seu Senhor, e o enviado não é maior do que aquele que o enviou.”

Jo 13, 20

Em verdade em verdade vos digo: quem recebe aquele que eu enviar, a mim recebe, e quem me receber, recebe aquele que me enviou.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros.

Como posso por isso em prática?

No serviço aos meus irmãos. Fazendo favores e prestando ajuda.