Quem é de Deus escuta a Palavra de Deus, pois reconhece sua voz de pastor e guia. A mentira, ao contrário, atrai a divisão própria do diabo.
“Se fosseis filhos de Abraão praticaríeis as obras de Abraão.”
Como crer em Abraão e não crer em Jesus? Para nós, hoje, é um absurdo essa dicotomia, graças à Igreja que nos preservou a fé. Mas, no tempo de Jesus, isso não era assim tão claro e evidente. Mesmo os mais letrados tinham dificuldade de compreender e aceitar que Jesus era o Filho de Deus. Mas Jesus desmascara esses homens que tinham tal incredulidade alimentada por outro motivo: o seu pai era o Diabo.
“Quem é de Deus, escuta a Palavra de Deus. Vós não escutais porque não sois de Deus.”
E quando sou eu quem não quer escutar a Deus? Que voz irei ouvir?
Leia o trecho em Jo 8,39-47
Na Bíblia CNBB, página 1323
Título: Os verdadeiros filhos de Abraão
Princípios eternos
Jo 8,39
“Se fosseis filhos de Abraão, praticaríeis as obras de Abraão.”
Jo 8,42-47
“Se Deus fosse vosso pai, certamente me amaríeis, pois é da parte de Deus que eu saí e vim. Eu não vim por conta própria; foi ele quem me enviou. Por que não entendeis o que eu falo? É porque não sois capazes de escutar a minha palavra. O vosso pai é o diabo e quereis cumprir o desejo do vosso pai. Ele era assassino desde o começo e não se manteve na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele fala mentira, fala do que é próprio dele, pois ele é mentiroso e pai da mentira. Em mim, pelo contrário, não acreditais, porque falo a verdade. Quem de vós pode acusar-me de pecado? Se eu digo a verdade, porque não acreditais em mim? Quem é de Deus, escuta a palavra de Deus. Vós não escutais porque não sois de Deus.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Quem é meu pai? Deus ou o diabo? Quando permito que a mentira entre na minha vida, estou agindo como filho do diabo e me tornando incapaz de ouvir a Palavra de Deus, que é a verdade. Mas se me converto e renuncio a todo mal e mentira, o diabo não tem poder sobre mim, e a palavra de Deus me liberta, pois minha vida se torna digna de um filho de Deus.
Como posso por isso em prática?
Mentira: tolerância zero! Em contrapartida, devo mergulhar, dia a pós dia, na Palavra de Deus.