Evangelho de São João > Leitura #56

Você daria a vida por um ideal?

Você daria a vida por um ideal? Por uma pessoa amada? Jesus deu a vida para salvar até quem não O amava.

O Bom Pastor dá a vida por Suas ovelhas.”

–CREDITOS — WildLivingArts by Getty Images

O conhecimento de Jesus com Suas ovelhas deve ser o mesmo que Ele tem com o Pai, guardadas as devidas proporções divinas. Contudo, é essa a comparação que Jesus faz. “Conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai.” Até as ovelhas que não são desse redil escutarão a sua voz. É a conversão dos povos pagãos.

Jesus é aquele pastor que dá a vida pelas ovelhas, que se sacrifica por elas, que faz isso livremente, por amor.

É por isso que o Pai me ama: por que dou a minha vida. E assim eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida, mas eu dou a vida por própria vontade. Eu tenho o poder de dá-la, como tenho o poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai.”

Leia o trecho em Jo 10,11-21

Na Bíblia CNBB, página 1325

Título: Jesus, o Pastor que dá a vida pelas ovelhas.

Promessa

Jo 10,16

Tenho ainda outras ovelhas, que não são deste redil; também a essas devo conduzir, e elas escutarão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor.”

Princípios eternos

Jo 10,11-15

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas. O assalariado, que não é pastor e a quem as ovelhas não pertencem, vê o lobo chegar e foge; e o lobo as ataca e as dispersa. Por ser apenas um assalariado, ele não se importa com as ovelhas. Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas.”

Jo 10,17-18

É por isso que o Pai me ama: por que dou a minha vida. E assim, eu a recebo de novo. Ninguém me tira a vida mas eu dou a vida por própria vontade. Eu tenho o poder de dá-la, como tenho o poder de recebê-la de novo. Tal é o encargo que recebi do meu Pai”.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Há ovelhas que não estão no redil e que ouvirão a voz de Deus… Mas quem falará? Quem anunciará?

Como posso pôr isso em prática?

Disponho-me, Senhor! Pode contar comigo.