Evangelho de São Lucas > Leitura #329

Amor de gratidão

Amor de gratidão foi o que aquela mulher pecadora manifestou a Jesus. Ela teve a coragem de romper com todas as barreiras por causa do verdadeiro amor.

#329Amor de gratidão

Crédito: Toa55 by GettyImages

“Tua fé te salvou. Vai e, paz!”

Jesus disse isso para uma mulher condenada e que teve a coragem de entrar num dos lugares mais perigosos para alguém na sua condição. Ela era uma mulher pecadora, uma prostituta! Os fariseus a repudiavam assim como toda a sociedade, mesmo os que se aproveitavam dela.

Entrar na casa de um fariseu já era uma loucura, pois seria manchar a sua reputação, torná-lo impuro e, certamente, atrairia a condenação sobre sua cabeça, mas entrar na casa de um fariseu, num jantar com convidados especiais, era o fim da picada! E ela o fez, corajosamente, porque Jesus estava lá, e ela acreditou que Jesus era o Salvador, Aquele que perdoa os pecados. Foi lá que ela manifestou amor de gratidão. Já sabemos o que ela fez aos pés de Jesus e qual foi a reação do fariseu.

 Jesus nos ensina concretamente como é o amor de Deus: sempre pronto a perdoar até o maior dos pecadores e o que acontece no coração da pessoa perdoada. Porém, há quem se sinta incomodado com isso e, por sua presunção, se sinta prejudicado por ser tão fiel.

Jesus ensina também para estes que o amor é proporcional ao perdão no coração daqueles que creem verdadeiramente em Jesus e, por isso mesmo, são gratos.

Quem ama mais? Quem precisou ser mais amado! E, por ter recebido mais amor, devolve mais amor. É injustiça de Deus? Não! Mas mesmo que não tenhamos uma vida de grandes pecados, podemos nos abrir ao mesmo derramamento de amor que Deus oferece, se nos reconhecermos como aquela mulher, incapazes da própria salvação.

Leia o trecho em Lc 7, 36-50.

Na Bíblia CNBB; página 1280.
Título: A pecadora.

Ordem

Lc 7, 50b

“Vai em paz!”

Principios Eternos

Lc 7, 41-43. 47-48.50

“Certo credor, retomou Jesus, tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas de prata e o outro cinquenta. Como não tivesse com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles o amará mais? Simão respondeu: Aquele ao qual perdoou mais. Jesus lhe disse: Julgaste corretamente!”

“Por isso te digo, os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, pois ela mostrou muito amor. Aquele, porém a quem menos se perdoa, ama menos. Em seguida disse a mulher: teus pecados estão perdoados.”

“Jesus, por sua vez disse a mulher: Tua fé te salvou. Vai em paz.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Se jesus está presente, não há lugar, pessoas ou situação que me impeçam de ir até Ele. Como a mulher pecadora, eu sou convidado a me humilhar diante de Jesus, pois Ele é misericórdia e perdão. Somos curados por Suas chagas!

Como posso pôr isso em prática?

Preparar-me para uma boa confissão dos meus pecados.