Evangelho de São Lucas > Leitura #428

A triste canção do galo

A triste canção do galo anunciava o choro amargo de Pedro, que já tinha negado Jesus, mas não percebera ainda que seu amor pelo Mestre era imperfeito.

#428A triste canção do galo

Créditos: napatcha by GettyImages

“E, enquanto ainda falava, o galo cantou. Então o Senhor se voltou e olhou para Pedro.”

O olhar de Jesus para Pedro foi a confirmação de que a triste canção do galo havia atingido o coração de Seu discípulo. Judas entregou Jesus, mas para dar um testemunho de um falso amor. Com um beijo, indicou a sua traição.

Mas Pedro queria dar a vida por Jesus, ele estava decidido, mas não tinha coragem suficiente, não estava preparado. Diante das evidências, ele negou conhecer Jesus. Estava apavorado. Mas Jesus o viu, o fitou. Pedro entendeu tudo, ele não amava o quanto pensava, o quanto queria, amava o quanto podia.

Como crescer então no amor por Jesus? O que fazer para corresponder à altura? Certamente, não bastará dizer palavras fortes e bradar corajosamente que amamos a Deus. Nosso coração precisa ser preparado por um caminho com Jesus, um caminho de dependência do amor de Deus, de tal maneira que já não façamos conta do que somos ou temos por amor a Ele. De tal maneira configurados a ele que seremos capazes de permanecer de pé em meios às perseguições e ameaças, pela graça de Deus que invadirá o coração daqueles que já trilham esse caminho de uma vida com Deus, e não somente de expressões e palavras fortes sem um sustendo da graça.

A triste canção do galo é um alerta aos nossos corações para que entendamos que só com nossas forças não podemos amar como gostaríamos, amaremos como pudermos.

Leia o trecho em Lc 22,54-62

Na Bíblia CNBB, página 1305
Título: A negação de Pedro

*Não há promessas, ordens ou princípios eternos para anotar.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Não tenho amado Jesus tanto quando eu penso, nem o quanto eu quero, mas o quanto consigo. No entanto, preciso amar mais que ontem e menos que amanhã, para um dia amar mais do que consigo, amar como devo.

Como posso pôr isso em prática?

Cultivar a oração pessoal a Jesus.