A prontidão é uma das características mais importantes do cristão. Jesus prometeu voltar, e desde que Ele subiu ao céu, nós vigiamos, aguardando a Sua vinda gloriosa!
“Ficai de prontidão, com o cinto armado e as lâmpadas acesas.”
Não é fácil ficar de prontidão, vigiando. Ainda mais quando não se sabe quando a pessoa chegará. Cansa, desanima! Mas, nesta parábola, Jesus está esclarecendo que a felicidade do servo estará precisamente em estar acordado no momento em que o seu Senhor chegar e estar de prontidão para atendê-lo na hora em que ele bater à porta. Isso exige empenho e prioridade.
Claro que ninguém consegue ficar acordado o tempo todo, ainda mais de madrugada, se já vigiou durante todo o dia. Mas se houver prontidão, as lâmpadas estarão prontas para serem acesas na hora em que o Senhor chegar, e o servo, sentado à porta, se levantará para abrir.
Mas se nos distrairmos com uma porção de coisas não estaremos atentos, nem de prontidão para a vinda do Senhor! Não teremos as lâmpadas preparadas, e sem elas, não poderemos discernir no escuro se é o Senhor ou um outro que vem chegando. A vigilância está na oração, na comunhão com o ensinamento da Igreja, na escuta e estudo da Palavra de Deus que revela os sinais dos tempos, na dedicação às coisas de Deus, na evangelização dos povos.
Felizes o servos que estiverem de prontidão.
Leia o trecho em Lc 12,35-38
Na Bíblia CNBB, página 1290
Título: A vigilância
Promessas
Lc 12,37-38
“Felizes os servos que o Senhor encontrar acordados quando ele chegar. Em verdade, vos digo: ele mesmo vai arregaçar sua veste e os fará sentar à mesa e passará para servi-los. E caso ele chegue à meia noite ou já perto da madrugada, felizes serão se assim os encontrar.”
Ordens
Lc 12,35-36
“Ficai de prontidão, com o cinto armado e as lâmpadas acesas. Sede como pessoas que estão esperando o seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrir a porta logo que ele chegar e bater.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Estar pronto para atendê-lo na hora em que ele bater à porta. Isso exige empenho, exige prioridade. A vigilância está na oração, na comunhão com o ensinamento da Igreja, na escuta e estudo da Palavra de Deus que revela os sinais dos tempos, na dedicação às coisas de Deus, na evangelização dos povos.
Como posso pôr isso em prática?
Mantendo minha mente ocupada com as coisas de Deus para não me dispersar nas distrações do mundo.