Evangelho de São Lucas > Leitura #423

Quem é o maior?

Quem é o maior entre os discípulos de Jesus? Quem terá mais proximidade com o mestre? Quem desfrutará dos benefícios da autoridade?

#423Quem é o maior

Créditos: Design Pics by GettyImages

“Houve ainda uma discussão entre eles sobre qual deles devia ser considerado o maior.”

E o Senhor mostra que, no Reino de Deus, os valores são outros, já que aquele que serve é o maior. Quem tem autoridade a exerce como um serviço aos outros, para o bem de todos, e não está ali para mandar nem para ser servido. Assim fez Jesus, que tem toda autoridade e a exerceu servindo; e com seu exemplo, ensinou como as coisas funcionam no reino do céu, ou seja, como as coisas devem ser na verdade, pois a realidade verdadeira e final é o Reino de Deus.

Quanto maior eu for no serviço de Deus, quanto mais autoridade e responsabilidade, mais eu preciso colocar todas as capacidades e autoridades a serviço do bem de todos, trabalhando e me desgastando por todos, e não o contrário. O maior é aquele que serve, e quem tiver alguma dúvida, basta olhar para a última ceia. O gesto de Jesus explica tudo.

Leia o trecho em Lc 22,24-30

Na Bíblia CNBB, página 1303-1304
Título: Quem é o maior?

Promessas

Lc 22,28-30

Vos sois aqueles que permanecem comigo em minhas provações. Por isso, assim como meu Pai me confiou o Reino, eu também vos confio o Reino. Havereis de comer e beber à minha mesa no meu Reino, e vos sentareis em tronos para julgar as doze tribos de Israel.”

Ordens

Lc 22,25-26

Jesus, porém, lhes disse: Os reis das nações dominam sobre elas, e os que exercem o poder se fazem chamar benfeitores. Entre vós não deve ser assim. Pelo contrário, o maior entre vós seja como o mais novo, e o que manda como quem está servindo.”

Princípio eterno

Lc 22,27

Afinal, quem é maior: o que está à mesa ou o que está servindo? Não é aquele que está à mesa? Eu, porém, estou no meio de vós como aquele que serve.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Maior é aquele que serve.

Como posso pôr isso em prática?

Colocar-me na condição de servo sempre. Não para ter autoridade, mas para que treine a humildade necessária para que esteja pronto para exercer autoridade quando me for confiada.