Evangelho de São Marcos > Leitura #156

Um vida cheia de frutos

Uma vida cheia de frutos é o desejo de Deus para nós, mas nem sempre somos capazes de produzir os frutos no tempo devido.

créditos – Gfed

 

Nunca mais ninguém coma do teu fruto.”

O poder da oração, ainda que seja uma “praga” ou maldição, é revelado nesta passagem, na pessoa de Jesus. Ele procurava figos fora do tempo e, com fome, só encontrou folhas na figueira que recebeu uma maldição, uma palavra dura: “Nunca mais ninguém coma do teu fruto”.

Nós veremos, mais para frente, que a figueira secou até a raiz, e porque secou assim? Porque o sentido mais essencial da sua existência havia acabado: dar frutos. Isso nos faz lembrar o Evangelho de São João, no capitulo 15, onde Jesus conta a parábola da videira.

Os ramos sem frutos são cortados e secam e, depois de secos, são juntados e viram fogueira. No caso da figueira amaldiçoada a coisa foi pior, pois toda a figueira secou sem ser arrancada ou cortada, e da noite para o dia.

Coloquemo-nos no lugar da figueira e emendemos a nossa vida diante de Deus, que quer encontrar em nossa vida os frutos da nossa fé, do nosso batismo. Mas será que, ao se aproximar de nós, Ele encontrará o que procura? Enquanto temos tempo, tratemos de dar bons frutos, pois não é o desejo de Deus nos amaldiçoar como a figueira, mas que demos muitos frutos para o louvor da sua glória.

Leia o trecho em Marcos 11, 11-14.

Na Bíblia CNBB, página 1257.

Título: Maldição da Figueira

Ordens

Marcos 11, 14:

Nunca mais ninguém coma do teu fruto.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Devo cuidar para que minha vida seja frutífera aos olhos de Jesus.

Como posso colocar isso em prática?

Procurando sempre estar de acordo com a vontade de Deus.