Evangelho de São Mateus > Leitura #42

Corações abertos para o Evangelho

O Reino de Deus acontece a partir de corações abertos ao Evangelho. Esses corações são como uma terra boa para acolher a semente sempre boa do Reino de Deus.

Corações abertos para o evangelho

Crédito: Gelner Tivadar by GettyImages

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgo fica maior ainda.

As pessoas que têm fé em Jesus Cristo, antes tiveram os seus corações abertos para o Evangelho. De tal forma foram tocados, que não trocarão por nada neste mundo a oportunidade de mergulhar ainda mais neste amor. Mas isso exige de nós a conversão. Essa conversão é, de fato, uma mudança substancial de vida. Um coração aberto ao Evangelho.

A questão do Jejum que os fariseus implicavam com os discípulos de Jesus era baseada nos seus preceitos de aparência. Mas Jesus vai na raiz e dá o sentido real ao jejum de seus discípulos: a presença de Deus.

A presença de Deus realiza festa no coração dos seus discípulos; e esses, com os corações abertos ao Evangelho, realizam em vida deles o Reino de Deus. Eles são a terra boa, ou melhor, o pano novo e os odres novos! Sim, a comparação que Jesus faz entre seus discípulos e os que agem como os fariseus é sobre o acolhimento do evangelho.

Se a pessoa encontra Deus, ela precisa de conversão, não dá pra remendar uma vida velha com a vida nova de Jesus Cristo. Não dá para colocar um pedacinho do Evangelho num rasgo de vida velha. Tem de mudar toda a vida! Tem de ser uma verdadeira conversão.

Da mesma forma, o vinho novo em odres velhos já dilatados não suportam e estouram. A novidade do Evangelho é poderosa e exige uma mudança radical: o abandono da vida velha, dos pensamentos velhos, dos preceitos velhos deste mundo, para acolher o Evangelho de Jesus Cristo.

Ter um coração aberto ao Evangelho é ser um odre novo para acolher o vinho novo de Deus.

Leia o trecho em Mt 9, 14-17.

Na Bíblia CNBB; página 1211.

Título: Sobre Jejum e vinho novo.

Promessas

Mt 9, 15b

Dias virão em que o noivo lhes será tirado. Então Jejuarão.”

Princípios Eternos

Mt 9, 15a.16-17

Acaso os convidados do casamento podem estar de luto enquanto o noivo está com eles?”

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgo fica maior ainda. Também não se põe vinho novo em odres velhos, senão os odres se arrebentam e o vinho se derrama e os odres de perdem. Mas vinho novo se põe em odres novos, e assim os dois se conservam.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Quem é a mensagem de Deus para mim hoje?

A novidade do Evangelho é poderosa e exige uma mudança radical: o abandono da vida velha, dos pensamentos velhos, dos preceitos velhos deste mundo, para acolher o Evangelho de Jesus Cristo.

Como posso pôr isso em prática?

Ter a humildade de reconhecer meus erros e seguir as orientações de Deus.