A felicidade cristã não se aplica aos conceitos deste mundo, não está apegada a ele, visa o eterno. O que para o mundo é fracasso, para nós é vitória, salvação.
“Felizes os pobres de Espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”
O Evangelho das bem-aventuranças ou o Sermão da Montanha contém um dos ensinamentos mais importantes e populares da Bíblia, principalmente porque ele é anunciado aos mais simples, o que garante que todos poderão compreendê-los e observá-los.
Ser pobre, chorar, ser manso, ter fome e sede de justiça, ser misericordioso, puro de coração, promover a paz, perseguido por causa da justiça, ser injuriado, perseguido, caluniado por causa do evangelho… É felicidade!?
Jesus afirma que sim! E não é pelo sofrimento em si mesmo, porque a promessa é de que ele passará, é pelo que causa esse sofrimento e por causa da atitude diante do sofrimento que somos chamados de felizes. Deus honrará aqueles que procederem bem, de acordo com o Evangelho anunciado por Jesus.
A felicidade está em Cristo
Haverá consolo para todos aqueles que sofrem injustamente e, ainda assim, se mantém na justiça. São características próprias dos filhos de Deus, e a felicidade está justamente nisso, assemelhar-se ao Filho de Deus, voltando a ser Sua imagem e semelhança.
Agir, pelo contrário, só nos aproxima do maligno, só nos faz distanciar da luz de Deus e da felicidade, pois, se eu não for misericordioso, também não alcançarei misericórdia. E isso se aplica ao restante… Não é Palavra humana, é Evangelho! E aquele que nos anunciou é vencedor da morte, podemos crer em Sua Palavra.
Não é fácil e nunca foi fácil viver esta palavra. É a busca de gerações e gerações de cristãos até chegar a nossa. Mas temos visto aqueles que têm alcançado a felicidade iluminar o mundo com seu testemunho. Isso nos anima, nos motiva a jamais desistir, sabendo que não será sem esforço meu, e jamais será sem a graça de Deus.
Quem procura a felicidade verdadeira procura também viver as bem-aventuranças, e já experimenta a felicidade aqui neste mundo, por um coração livre em relação a tudo e a todos, graças à presença de Deus que supera todas as tribulações. Paradoxo? Sim, mas os valores deste mundo são sim, diferentes dos valores do Reino dos Céus.
Leia o trecho em Mt 5,1-12
Na Bíblia CNBB, página 1205
Título: Bem-aventuranças
Promessas
Mt 5,4-12
“Felizes os que choram, porque serão consolados.
Felizes os mansos, porque receberão a terra em herança.
Felizes os que tem fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.
Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.
Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
Felizes sois vos quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque é grande a vossa recompensa nos céus. Pois foi deste modo que perseguiram os profetas que vieram antes de vós.”
Princípios Eternos
Mt 5,3
“Felizes os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus.”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
As Bem-aventuranças são a chave para a verdadeira felicidade. Não é orientação humana, é Evangelho! É Boa-Nova do Reino dos céus.
Como pôr isso em prática?
Praticar as bem-aventuranças na atenção e em cada coisa que eu fizer, sobretudo com relação aos outros. Ser manso, pacífico, misericordioso, promover a paz. As outras eu preciso alcançar sobretudo na força da oração, esperando em Deus, meu sustento.