Evangelho de São Mateus > Leitura #628

A indiferença é inimiga da fé

Quando Jesus fala em parábolas muita gente não leva a sério, faz pouco-caso. A indiferença é inimiga da fé, ela tem fechado olhos, ouvidos e corações contra Deus.

A indiferença é inimiga da fé

Créditos: _IB_ / GettyImagens

Pois o coração deste povo se endureceu, e eles ouviram com ouvido indisposto. Fecharam seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar.”

A atitude do mundo atual para com Jesus é de indiferença, ela é inimiga da fé, desde aquele tempo até os dias de hoje. Quando se faz questão de não ouvir é porque o coração está duro demais. 

É o caso das parábolas quando Jesus as conta, os simples, logo compreendem mas os grandes e cultos, não. Claro que existem as exceções, porém a maioria dos poderosos não compreende as parábolas de Jesus porque faz questão de não inclinar-se para ouvir os humildes, no entanto, as compreendem e por isso, o seguem. 

Assim, para cumprir a profecia, Jesus fala do Reino dos Céus em parábolas, porque aquele que tem um coração aberto e disposto crerá, mas o orgulhoso, não crerá, a não ser que se rebaixe e se humilhe diante de Deus. Mas como isso é tarefa difícil, o homem orgulhoso se sente-se superior e acredita não precisar de Deus.

Mas são felizes aqueles que viram e ouviram o que temos a oportunidade de ver e ouvir hoje, porque muitos homens, mais santos que nós,  queriam ter esse privilégio e não tiveram. Nós receberemos mais, sempre mais, pela fé que Já temos no Senhor. Quando ao que se torna indiferente, terá sempre menos.

Leia o trecho em Mt 13, 10-17

Na Bíblia CNBB página 1217

Título: A indiferença é inimiga.

Promessas

Mt 13, 12.14-15

Pois a quem tem será dado ainda mais, e terá em abundância; mais ao que não tem, será tirado até o que tem.”

Por mais que escuteis, não entendereis, por mais que olheis, nada vereis. Pois o coração deste povo se endureceu, e eles ouviram com ouvido indisposto. Fecharam seus olhos, para não verem com os olhos, para não ouvirem com os ouvidos, nem entenderem com o coração, nem se converterem para que eu os pudesse curar.”

Princípios Eternos

Mt 13, 11.16

Ele respondeu: pois a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não.”

Felizes são vossos olhos porque veem e vossos ouvidos porque ouvem! Em verdade vos digo, muitos profetas a justos desejaram ver o que estais vendo e não viram; desejaram ouvir o que estás ouvindo e não ouviram.”

Anote em seu diário e mensagem de Deus para você e como por isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Coração aberto para Deus constantemente.

Como posso pôr isso em prática?

Aprofundar a minha oração pessoal, voltando as águas mais profundas da intimidade com o Senhor.