Evangelho de São Mateus > Leitura #583

Caridade x vaidade

Caridade x vaidade é uma batalha travada no coração. Fazer uma obra de caridade é coisa boa, mas se nos envaidecemos, ela fica sem fruto para nossa alma.

#581 Caridade x vaidade

Créditos: Dragos Condrea / GettyImagens

Por isso, quando deres esmola, não mande tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo, já receberam sua recompensa.

Jesus nos ensina a fazer o bem e esconder a mão, para que ninguém saiba. Essa atitude nos protege da vaidade, pelo menos de maneira exterior, já que não vai aparecer ninguém para elogiar ou aplaudir minha boa ação. Mas é preciso vencer também a vaidade do coração, que, mesmo sem os aplausos alheios, cresce com a própria autoestima exagerada de si mesmo.

A vaidade nasce e se desenvolve no coração, mas a humildade também. É lá no início de sua gestação que ela precisa ser vencida pela humildade. Se eu permito que ela cresça, pode facilmente me dominar e contaminar as minhas intenções. Uma vez contaminadas, as intenções me arrastam para tudo o que irá me beneficiar e já não farei nada gratuitamente. Minha caridade será como um sino que toca (cf. I Cor 13,1).

Mas se a humildade começar a crescer, ela também me dominará de tal maneira, que já não farei nada para mim mesmo, mas por aquele que me move e sustenta, porque a humildade, diferente da vaidade, não quer a própria glória, mas a de um outro: Jesus.

Escondendo dos outros as minhas boas obras, não estou sendo falso, mas considerando que a bondade que expressei não vem de mim, mas de um outro, maior que eu, por isso não mereço a glória. E de gesto em gesto, a humildade vai se tornando virtude, que toma conta de todo o ser e que se transforma em caráter, em pessoa, em Jesus Cristo.

Quem chega a este ponto é capaz de afirmar como São Paulo: “Eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim. Minha vida atual na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (cf. Gl 2,20). A recompensa do humilde é bem maior do que todas as riquezas e aplausos deste mundo.

Leia o trecho em Mt 6,1-4

Na Bíblia CNBB, página 1207

Título: A esmola

Promessas

Mt 6,4b

E o teu pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.”

Ordens

Mt 6,1-4

Cuidado! Não pratiqueis vossa justiça na frente dos outros, só para serdes notados. De outra forma, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

Por isso, quando deres esmola, não mande tocar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade vos digo, já receberam sua recompensa. Tu porém, quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, de modo que tua esmola fique escondida. E o teu pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.”

Princípios Eternos

Mt 6,1b

De outra forma, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

É necessário esconder dos outros as boas obras. De modo que nem eu mesmo me recorde delas.

Como posso pôr isso em prática?

Seguir a moção de Deus quando alguém necessitar de mim e não contar a ninguém.