Evangelho de São Mateus > Leitura #599

Deixar tudo e seguir Jesus

Muitas pessoas são chamadas para deixar tudo e seguir Jesus; e tudo é tudo mesmo: casa, família, trabalho, bens. E também são chamadas a encontrar o sentido da própria existência.

Deixar tudo e seguir Jesus

Crédito diego_cervo by GettyImages

Mestre, eu te seguirei aonde fores.

Deixar tudo e seguir Jesus tem uma beleza extraordinária, mas não tem nada de romantismo. Para quem faz esta opção, os passos precisam ser dados com muita consciência porque é uma decisão, muitas vezes, definitiva. Apesar da dor e das tribulações próprias do seguimento de Cristo, aquele que vive com coerência a própria vocação é uma pessoa profundamente feliz.

No entanto, neste trecho, Jesus deixa bem claro que: nem mesmo Ele tem, aqui na terra, onde reclinar a cabeça, ou seja, embora Ele durma como nós e recupere as forças físicas, Ele não tem um lugar de repouso aqui, e sim no Céu. Portanto, se aquele escriba que queria seguir Jesus para onde quer que fosse, estava buscando segurança e repouso, Jesus acaba de deixá-Lo consciente de que esse repouso não será possível aqui.

Outra realidade que chama muita atenção é a prioridade que o seguimento de Jesus exige. Nem mesmo a família é tão importante quanto a resposta à própria vocação. Isso mostra que Jesus é realmente o Filho de Deus e, por isso, tem a mesma natureza do Pai, portanto, ao segui-Lo acima de tudo, realizamos o primeiro mandamento da Lei, que consiste em “amar a Deus acima de todas as coisas”; e esse supera o mandamento de “honrar pai e mãe”.

Deixar tudo e seguir Jesus é uma linda vocação, mas é uma vocação e não uma simples opção ocupacional, e menos ainda sentimental. Há de se fazer as contas, antes de decidir. E, depois da decisão, seguir até o fim.

Leia o trecho em Mt 8, 18-22

Na Bíblia CNBB; página 1210.

Título: Exigências do seguimento.

Ordens

Mt 8, 22

“Mas Jesus lhes respondeu: ‘Segue-me e deixe quem os mortos enterrem seus mortos’.”

Princípios Eternos

Mt 8, 20

Jesus lhe respondeu: As raposas têm tocas e os pássaros do céu tem ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça.”

Anote em seu diário qual a vontade de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Deixar tudo e seguir Jesus é uma linda vocação, mas é uma vocação e não uma simples opção ocupacional, e menos ainda sentimental.

Há de se fazer as contas, antes de decidir. E, depois da decisão, seguir até o fim.

Como posso pôr isso em prática?

Buscando a fidelidade a cada dia e nunca esquecendo daquele que me chamou: Jesus.