O segredo das virgens prudentes foi levar lâmpadas e óleo para aguardar o noivo chegar. Elas sabiam que o óleo precisava durar o tempo que fosse preciso para manter suas lâmpadas acesas.
“As prudentes, todavia, levaram de reserva vasos de óleo junto com as lâmpadas.”
Quando Jesus nos ensina que precisamos vigiar e orar, nós compreendemos que essa parábola fala exatamente dessa realidade. A lâmpada acesa é a nossa vigilância, a ação, a realização concreta da vontade de Deus. A evangelização, a vivência dos mandamentos, a prática da caridade e todas as outras boas obras são a lâmpada acesa.
Mas sem o óleo da oração, a ação não dura uma vida toda, porque vem o cansaço, o sono, e ficamos impacientes de esperar tanto. É preciso manter a vigilância, a lâmpada acesa. No entanto, isso é impossível sem óleo, e o óleo é a oração. Precisamos de lâmpadas e óleo, vigiar e orar, trabalhar e rezar. Assim seremos verdadeiramente previdentes ou prudentes.
Certamente, levar óleo extra era custoso, pesado, desconfortável. Mas a prudência vê o essencial e luta por ele. O essencial é estar com as lâmpadas acesas quando o noivo chegar, porque é na luz que se reconhece as pessoas, não nas trevas. Ele pode demorar tanto que, desfalecidas de cansaço, as virgens cairão no sono. E mesmo que este sono signifique a morte terrena, Ele virá para julgar vivos e mortos. Essa lâmpada, que é espiritual, se manifestará naquele dia, brilhando ou apagada.
“Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!” Porque o Senhor disse: “Em verdade vos digo: não vos conheço?” Porque era noite, e as lâmpadas das 5 virgens imprudentes estavam apagadas. Como as poderia reconhecer?
Leve lâmpadas e óleo para sua jornada diária rumo ao encontro com o noivo. Seja prudente!
Leia o trecho em Mt 25,1-13
Na Bíblia CNBB, página 1233-1234
Título: As dez virgens
Ordens
Mt 25,6.13
“No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!”
“Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia, nem a hora.”
Princípios eternos
Mt 25,1-13
“O Reino dos Céus pode ser comparado a dez moças que, levando suas lamparinas, saíram para formar o séquito do noivo. Cinco delas eram descuidadas, e as outras cinco eram previdentes. As descuidadas pegaram suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram jarros com óleo junto com as lâmpadas. Como o noivo demorasse, todas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um alvoroço: O noivo está chegando. Ide acolhê-lo!
Então, todas se levantaram e prepararam suas lâmpadas. As descuidadas disseram às previdentes: Dai-nos um pouco de óleo, porque as nossas lâmpadas estão se apagando. As previdentes responderam: De modo algum, pois o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar dos vendedores.
Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa do casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras e disseram: Senhor, Senhor! Abre-nos a porta! Ele, porém, respondeu: Em verdade vos digo: não vos conheço! Portanto, vigiai, pois não sabeis o dia nem a hora.”
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Se hoje eu trabalho muito para Deus, preciso rezar de maneira equivalente ou melhor, pois sem essa intimidade com Ele, como renovar forças para me manter vigilante?
Como posso pôr isso em prática?
Mais tempo de capela.