Evangelho de São Mateus > Leitura #618

O evangelho escondido e revelado

O Evangelho escondido e revelado pelo Pai tem seu alvo bem definido, os pequeninos, porém, os sábios e entendidos o encontrarão, se forem humildes.

O Evangelho escondido e revelado

Créditos: luoman / GettyImagens

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado.”

É difícil imaginar nos dias atuais um evangelho escondido e revelado ao mesmo tempo. Há tanta informação e tecnologia; e as pessoas têm acesso instantâneo por aparelhos modernos e cada vez mais rápidos a tudo.

Porém, o evangelho se compreende com o coração. E para que uma coisa possa cair no coração humano e nele agir, é preciso acolhimento. No caso do evangelho, a humildade é a palavra essencial. A mensagem simples, cheia de amor e compaixão que Jesus nos transmite veio do Pai. Também a correção dos nossos erros e pecados, a conversão que nos é necessária, o reconhecimento dos nossos pecados, a maneira correta de rezarmos, de tratarmos os nossos irmãos, tudo está na mensagem do evangelho. Contudo, o Pai quis escondê-la dos sábios e entendidos e revelá-la aos pequeninos.

A revelação aos pequeninos acontece por causa da abertura de seu coração à sabedoria de Deus, ele começa a crer e acolhe com humildade um ensinamento maior do que ele, maior do que poderia sonhar, mais ainda, experimenta em seu coração o amor de Deus que dá sentido a todas as coisas: aquilo que tem, aquilo que faz e aquilo que ele é. Então, o pequenino se torna sábio, porém, humilde, porque sua sabedoria não vem dele mesmo, e sim de Deus.

Por que, então, o evangelho é escondido para os sábios e entendidos?

A sua própria prerrogativa os impede de compreender com o coração. Interpretar as palavras de Jesus não é um problema para um sábio, pelo contrário, é muito simples! Mas acolher no coração e permitir-se aceitá-la para si requer humildade…

Nem sempre isso está disponível. Por isso, através do esforço por se tornar humilde, o sábio e entendido vai “procurar” o evangelho e o encontrará pelo caminho mais longo.

Se não fosse a experiência de Deus, Saulo não se converteria, pois era convicto de que sua interpretação da Palavra era correta, mas, na sua humildade, ele se abriu para a experiência com Jesus e passou de perseguidor a pregador do evangelho.

Há, aqui, já nesta terra, uma grande recompensa para os que são discípulos de Jesus: Ele troca nossos fardos pesados por fardos suaves, leves.

Vinde a mim todos vós que estás cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomais sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque eu ou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

O chamado é para todos, sábios e pequeninos. O Senhor nos convida a aderir ao seu plano para nossa vida, mas, para isso, precisamos aprender com Ele, tanto o sábio quanto o pequenino, todos nós precisamos nos tornar discípulos, porque Ele é manso e humilde de coração e encontraremos descanso para nós.

Leia o trecho em Mt 11, 25-30

Na Bíblia CNBB; página 1215.

Título: Revelação aos pequeninos

Promessas

Mt 11, 29-28

Vinde a mim todos vós que estás cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomais sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque eu ou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.”

Ordens

Mt 11, 29-28

Vinde a mim todos vós que estás cansados e carregados de fardos, e eu vos darei descanso. Tomais sobre vós o meu jugo e sede discípulos meus, porque eu ou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vós.”

Princípios eternos

Mt 11, 25-27.30

Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.”

Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Se o evangelho não toca o coração, não há conversão.

Como posso pôr isso em prática?

Sempre acolher com humildade a Palavra de Deus, sabendo que ela sempre está voltada para mim, para minha conversão e salvação.