O verdadeiro jejum não é feito para mostrar-se aos outros, nem mesmo a Deus! Ele, que vê a conversão do coração, acolhe o jejum e a conversão de vida.
“Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai que está no escondido. E teu Pai, que vê no escondido te dará a recompensa.”
O jejum é a oração do corpo, segue o mesmo critério de descrição da oração que Jesus nos ensinou. Não é para aparecer nem mostrar aos outros ‘conversão’, pois é Deus quem vê o coração escondido de cada pessoa.
A virtude está no fato de que as pessoas não vão perceber que estou jejuando, pois, assim, a vaidade não será para mim motivo de queda e não será para os outros uma ilusão de uma conversão externa, só para os outros verem.
Leia o trecho em Mt 6, 16-18.
Na Bíblia CNBB; página 1207.
Título: O jejum.
Promessas
Mt 6, 18b
“E teu Pai, que vê no escondido te dará a recompensa.”
Ordens
Mt 6, 16-18
“Quando jejuares, não fiqueis com os rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para figurar aos outros que estão jejuando. Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os outros não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que vê no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.”
Princípios eternos
Mt 6, 16b
“Em verdade vos digo: já receberam sua recompensa.”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Se o jejum é para aparecer, não serve para nada. O jejum deve ser discreto e oferecido para o bem dos outros e conversão pessoal.
Como posso pôr isso em prática?
No dia de jejum, fazer o máximo para que ninguém perceba.