Evangelho de São Mateus > Leitura #619

Olhar de misericórdia

Deus tem um olhar de misericórdia para com todos, e nós nem sempre. Mas Ele quer nos ensinar que a misericórdia supera a lei, por isso, ela é divina.

Olhar de misericórdia

Créditos: VioletaStoimenova / GettyImagens

Se tivésseis chegado a compreender o que significa, Misericórdia eu quero, não sacrifícios, não condenaríeis inocentes.”

Deus tem um olhar de misericórdia sobre toda a humanidade e sobre cada situação que nos afeta. Na leitura, vemos que os apóstolos tinham fome e, passando por uma plantação de milho, começaram a arrancar as espigas e a comer, como a gente faz quando passa por um pé de manga na rua e está com fome, se tem manga ao alcance a gente pega e come.

Mas era sábado e os fariseus de plantão viram o acontecimento. Querendo arrumar um motivo para censurar Jesus, eles acusam os discípulos de trabalhar no sábado. Jesus dá uma formação sobre o que fez Davi e seus companheiros para saciar a fome, assim como a ação dos sacerdotes no sábado, para dizer uma coisa simples: ‘Olhem com misericórdia, ela supera a lei’.

Quantas vezes somos assim, sem misericórdia para com os outros, sem a compreensão de que eles necessitam, porque nos consideramos senhores da verdade e da razão. No entanto, quem de nós não precisa de misericórdia?

Todos nós precisamos e, por isso, devemos compreender que a misericórdia não é uma desculpa para não cumprir a Lei, mas é uma ação direta do amor em favor de quem mais precisa. Ela supera a lei, uma vez que sua ação alcança imediatamente o que a lei consegue por coação.

Leia o trecho em Mt 12, 1-8.

Na Bíblia CNBB; página 1215.

Título: Arrancando espigas no sábado.

Princípios eternos

Mt 12, 6-8

Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o templo. Se tivésseis chegado a compreender o que significa, Misericórdia eu quero, não sacrifícios, não condenaríeis inocentes. De fato, o Filho do homem é senhor do sábado.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Eu quero misericórdia e não sacrifício.

Como posso pôr isso em prática?

Usando de misericórdia para com meu próximo.