Evangelho de São Mateus > Leitura #596

Pagãos com mais fé que cristãos

Às vezes, encontramos pagãos com mais fé que cristãos e nos surpreendemos porque eles alcançam milagres. Mas, no tempo de Jesus, isso já aconteceu.

#594Pagãos com mais fé que cristãos

Créditos: FG Trade / GettyImagens

Então, Jesus disse ao centurião: ‘Vai! Conforme acreditaste te seja feito’. E, naquela mesma hora, o criado ficou curado.

Quando aparecem pagãos com mais fé que cristãos, sempre deixam um efeito positivo naqueles que os rodeiam. O centurião romano era um pagão, mas tinha a maior fé de Israel, e Jesus a reconheceu: “Em verdade eu vos digo: em ninguém em Israel encontrei tamanha fé”.

De fato, há pessoas que, mesmo sem catequese e vivência na Igreja, manifestam uma grande fé e alcançam diversas graças vivendo uma fé simples, quase sem nenhuma teologia, mas intensa e sólida. Enquanto isso, nós, os entendidos, complicamos a fé, desejamos compreender tudo, queremos garantias por meio de sinais e, mesmo assim, por vezes, não cremos que Deus realizará a sua obra.

Não somos dignos

Para o centurião, a coisa era muito simples: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dizei uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob minhas ordens; e se ordeno a um: Vai!, ele vai, e a outro: Vem!, ele vem; e se digo ao meu escravo: faze isto, ele faz”.

Jesus compreendeu perfeitamente a autoridade que o centurião estava reconhecendo n’Ele, mesmo sendo um não-judeu. E assim o considerou.

Hoje, encontramos poucas pessoas que não são batizadas, mas encontramos muitos batizados não evangelizados, ou seja, vivendo como pagãos. No entanto, entre essas pessoas muitos manifestam uma fé como a do centurião, o que se espera dos cristãos.

Jesus censurou o povo Judeu e censura a mim também: “Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar a mesa do Reino dos Céus, junto com Abraão Isaac e Jacó, enquanto os filhos do reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro em ranger de dentes”.

Se a minha fé não for como a desse centurião, esse será o meu futuro. Mas Deus é fiel e me dará forças para vencer o mundo, por meio de uma fé autêntica e sólida no nome de Jesus.

Leia o trecho em Mt 8, 5-13

Na Bíblia CNBB; página 1210.

Título: O servo do centurião.

Promessas

Mt 8, 11-13

Ora, eu vos digo: muitos virão do oriente e do ocidente e tomarão lugar a mesa do Reino dos Céus, junto com Abraão Isaac e Jacó, enquanto os filhos do reino serão lançados fora, nas trevas, onde haverá choro em ranger de dentes. Então Jesus disse só centurião: Vai! Conforme acreditaste te seja feito. E naquela mesma hora, criado ficou curado.”

Princípios Eternos

Mt 8, 8-9

O centurião disse a Jesus: Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu criado ficará curado. Pois eu, mesmo sendo subalterno, tenho soldados sob minhas ordens; e se ordeno a um: Vai!, ele vai, e a outro: Vem!, ele vem; e se digo ao meu escravo: faze isto!, ele faz.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não posso estacionar na minha primeira experiência de fé, devo ir além, para não me tornar um cristão descrente.

Como posso pôr isso em prática?

Pedir a Deus que aumente a minha fé e alimentá-la com a leitura da Palavra de Deus.