Se Deus é amor e misericórdia, como pode haver pecado sem perdão? Existe. Porque a dureza do coração do homem pode chegar ao extremo de rejeitar a salvação.
“Se expulso, no entanto, pelo Espírito de Deus, é porque já chegou até vós o Reino de Deus.”
É difícil para nós aceitarmos que haja pecado sem perdão, sobretudo quando falamos do nosso Deus misericordioso. Mas é possível que o homem negue até o fim a salvação, quando dizem que a ação de Jesus não vem do Espírito Santo, a exemplo dos fariseus que acusavam Jesus de agir por meio do chefe dos demônios. Não se pode atribuir a ação salvífica de Jesus a satanás, é a maior das blasfêmias!
Tomemos cuidado, pois de Deus não se zomba. CIC 1864: “’Aquele que blasfemar contra o Espírito Santo não terá remissão para sempre. Pelo contrário, é culpado de um pecado eterno’” (Mc 3, 29). A misericórdia de Deus não tem limites, mas quem se recusa deliberadamente a acolher a misericórdia de Deus pelo arrependimento, rejeita o perdão de seus pecados e a salvação oferecida pelo Espírito Santo. Semelhante endurecimento pode levar à impenitência final e à perdição eterna”.
Jesus esclarece de maneira concreta que uma casa dividida não permanece de pé: “Conhecendo seus pensamentos Jesus lhes disse: Todo reino internamente dividido ficará destruído; e toda cidade ou família internamente dividida, não se manterá. Por isso, se Satanás, expulsa Satanás, está dividido internamente. Como, então, poderá manter-se?”.
Não podemos correr esse risco em nossas famílias, grupos, pastorais, igrejas, tampouco nos colocar em luta contra Deus. “Quem não está comigo está contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha”.
Leia o trecho em Mt 12, 22-32
Na Bíblia CNBB; página 1216.
Título: Cura do cego e mudo / o pecado contra o Espírito Santo.
Promessas
Mt 12, 32-32
“Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados; mas a blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada. Mesmo se alguém falar uma palavra contra o Filho do homem, lhe será perdoada. Mas, se falar contra o Espírito Santo, não será perdoado, nem neste mundo, nem no mundo que há de vir.”
Princípios eternos
Mt 12, 25-26.28-30
“Conhecendo seus pensamentos, Jesus lhes disse: todo reino internamente dividido, ficará destruído; e toda cidade ou família internamente dividida não se manterá. Por isso, se satanás expulsa satanás, está dividido interiormente. Como então, poderá manter-se?”
“Se, expulso, no entanto, pelo Espírito de Deus, é porque já chegou até vós o Reino de Deus.
Como pode alguém entrar na casa de um homem forte e saquear os seus bens, sem antes amarrá-lo? Só depois poderá saquear sua casa. Quem não está comigo, é contra mim; e quem não recolhe comigo, espalha.”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus você e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Preciso cuidar da minha fé, pedir que Deus a aumente e a proteja.
Como posso pôr isso em prática?
No estudo da Palavra e na vida de oração.