Evangelho de São Mateus > Leitura #575

Pessoas que brilham

No mundo há muitas pessoas que brilham, mas a fonte da luz que emanam pode ser diversa. Quando a pessoa é de Deus, ela emana a luz que vem de Deus.

#573 Pessoas que brilham

Créditos: francescoch / GettyImagens

Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”

O Evangelho está cheio de pessoas que brilham. O Evangelho forma pessoas que brilham porque ele mesmo é fonte de luz que ilumina as pessoas que a ele se aderem.

Mas a luz do Evangelho brilha de dentro para fora e não é artificial, apesar de não ter origem na pessoa que a emana, essa luz é autêntica, pois vem de Deus que vive e reina naquele que lhe pertence. Esta luz é manifestada pelas boas obras que a fé no Evangelho gera nos crentes.

Quanto as outras luzes, nem todas vêm de dentro; e as que vêm de dentro não se sustentam por longos períodos, pois conta apenas com a nossa força humana. Sem a graça de Deus, os nossos esforços de bondade são como nuvem passageira, apesar de sinceros e dedicados, não duram muito tempo.

Mas há luzes brilhando de fora para dentro, artificiais, que, infelizmente, são muito cobiçadas por causa do efeito alucinógeno que geram. Elas não estão focadas nas boas obras, mas na satisfação de egos, desejos, prazeres, sonhos, vontades, projetos. Faz-se de tudo para consegui-las! Mas como toda luz artificial, um dia, se desliga; e o que se vê — sem o efeito da ilusão vaidosa —, é a verdade degradante de pessoas fora de si mesmas e dependentes da ilusão para viver.

O cristão é chamado a ser sal da terra e luz do mundo, para que, brilhando com a luz de Deus, ilumine as pessoas que caminham buscando outras luzes, mas que, na verdade, desejam a luz que brota no coração pela fé. Essa luz cristã atrairá os errantes para que eles também sejam alcançados pela salvação, passando também a brilhar, não mais dependendo da ilusão de uma falsa vida, ainda que acreditassem ser a verdadeira.

Leia o trecho em Mt 5, 13-16.

Na Bíblia CNBB; página 1205.

Título: Sal e luz

Ordens

Mt 5, 16

Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boa obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.”

Princípios Eternos

Mt 5, 13-15

Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde o sabor, com que se salgará? Não servirá mais para nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas.

Vós sois a luz do mundo. Uma cidade construída sobre a montanha não fica escondida. Não se acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma caixa, mas sim no candelabro, onde ela brilha para todos os que estão na casa.”

Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para mim e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

O sinal da luz de Deus nos cristãos são as boas obras.

Como posso pôr isso em prática?

Praticando boas ações, a começar pelas boas intenções