Evangelho de São Mateus > Leitura #623

Por que precisamos cuidar do coração?

Por que precisamos cuidar do coração? Porque nele habita a essência do que somos. E se o que guardamos como tesouro é mau, corremos grande risco.

Por que precisamos cuidar do coração?

Créditos: brightstars / GettyImagens

Quem é bom faz sair coisas boas do seu tesouro, que é bom. Mas quem é mau faz sair coisas más do seu tesouro que é mau.”

É essencial sabermos porque precisamos cuidar do coração. Se não o fizermos bem, literalmente morreremos. Assim como acontece com o coração físico, biológico, nosso músculo cardíaco, também o cuidado com o nosso coração espiritual é fundamental, essencial.

Porque é o nosso coração espiritual quem revela o que trazemos no nosso interior e que servirá de critério para julgar aqueles que serão julgados como justos. Somente os justos herdarão a vida eternaEntão, apesar de cuidar bem do corpo, podemos perder a salvação já conquistada na cruz de Cristo, se não cuidarmos do tesouro que se encontra em nosso coração. A bondade deve reinar em nós, em nosso interior, para que nossas palavras sejam sempre boas e não más. Víboras que sois, como podeis falar coisas boas sendo maus? A boca fala daquilo que o coração está cheio”.

Mas como não falar dos ouvidos e dos olhos também? Já que muito do que o nosso coração está cheio entra por esses sentidos. É necessária atenção redobrada e empenho para que recorramos às fontes certas, para que nosso coração não se encha de porcaria e maldades. Ou a árvore é boa e o fruto é bom, ou a árvore é má e o fruto, mau. É, portanto, pelo fruto que se conhece a árvore.” Se nossas raízes se firmarem em terra boa, produzirão frutos durante todo ano… (Cf Sl 1, 3).

Leia o trecho em Mt 12, 33-37

Na Bíblia CNBB; página 1216.

Título: A arvore e os frutos, o coração e as palavras.

Promessas

Mt 12, 36-37

Eu vos digo, toda palavra vã, que se proferir, há de se prestar conta, no dia do juízo. Por causa das tuas palavras serás considerado justo; e por causa das suas palavras serás considerado condenado.”

Princípios eternos

Mt 12, 33-35.37

Ou a árvore é boa e o fruto é bom, ou a árvore é má e o fruto, mau. É portanto, pelo fruto que se conhece a árvore. Víboras que sois, como podeis falar coisas boas sendo maus? A boca fala daquilo que o coração está cheio. Quem é bom faz sair coisas boas do seu tesouro, que é bom. Mas quem é mau faz sair coisas más do seu tesouro que é mau.”

Por causa das tuas palavras serás considerado justo; e por causa das suas palavras serás considerado condenado.”

Anote em seu diário a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

A Palavra de Deus é a maior fonte de bondade para meu coração.

Como posso pôr isso em prática?

Fidelidade à escuta e estudo da Palavra de Deus.