Sabe por que Deus não quer que juremos? Porque não podemos honrá-la com nossa palavra; e mais: é do maligno que vem a inconstância entre o sim e o não.
“Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do maligno.”
Jesus ensinava… “Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor. Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o apoio dos seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
Também não jureis pela tua cabeça, porque não podeis tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso sim, sim; e o vosso não, não. O que passa disso vem do maligno.” Deus não é dúbio, antes, é integro, justo e santo. Quando se faz uma promessa ou juramento ao Senhor, não estamos tratando com o ser humano, mas com Deus, e de Deus ninguém zomba!
Há muitas pessoas que fizeram promessas que não podiam cumprir, e, diante de Deus, são incapazes de reparar o que juraram fazer. Ora, não devemos achar que Deus não leva nossos juramentos a sério, pois Ele é justo e santo, e sempre cumpre a sua parte na aliança que faz conosco.
Jesus veio ensinar que não devemos jurar nunca, por coisa alguma. Devemos ter palavra. Devemos ser e fazer o que nos é proposto ou o que nos propomos voluntariamente fazer, por amor e gratidão, por respeito e responsabilidade consigo e com os outros, por caráter e justiça diante de Deus, assumindo uma postura clara de sim ou não diante de todas as realidades e decisões. Sem pesar nem constrangimento; sem respeito humano ou escrúpulo…
O mais vem do maligno, ele não é sim nem não. Ele oscila entre as duas realidades e não assume coisa alguma; antes, manipula para seu próprio propósito. Veja que podemos cair nessa tentação: a corrupção!
“Seja o vosso sim, sim; e o vosso não, não. O que passa disso vem do maligno.”
Leia o trecho em Mt 5,33-37
Na Bíblia CNBB, página 1206
Título: Não jureis
Ordens
Mt 5,33-37
“Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor. Ora, eu vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o apoio dos seus pés; nem por Jerusalém , porque é a cidade do Grande Rei. Também não jureis pela tua cabeça, porque não podeis tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso sim, sim, e o vosso não, não. O que passa disso vem do maligno.”
Anote em seu diário qual a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.
Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?
Não oscile entre o sim e o não.
Como posso pôr isso em prática?
Dizer somente a verdade e agir somente conforme a verdade.