Evangelho de São Mateus > Leitura #627

Sementes preciosas

O Reino dos Céus tem sementes preciosas. Mas, infelizmente, não são todos os que enxergam assim, e mesmo entre os que creem, há quem dê mais valor.

Créditos: Michelle Patrick / GettyImagens

Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta.”

São sementes preciosas que Jesus lançou sobre a terra. Elas são capazes de produzir frutos para a vida eterna, mas há quem as rejeite, não é apenas uma questão de crer ou não crer, porque esta parábola ele contou para aqueles que, no mínimo, ouviram a sua pregação.

Seja à beira do caminho, em terreno pedregoso ou espinhoso, as sementes preciosas foram lançadas, assim como na terra boa. A resposta, no entanto, depende da terra, e a terra, ou o terreno, são as pessoas, como Jesus mesmo vai explicar a seus discípulos, apesar de ser a primeira parábola, ela é muito importante para a compreensão de todas as outras. Jesus adverte: Quem tem ouvidos, ouça!

A graça esta em não desprezar essas sementes preciosas, porque elas podem render muito fruto, muito fruto num bom terreno.

Leia o trecho em Mt 13,1-9

Na Bíblia CNBB página 1217

Título: O semeador

Ordens

Mt 13,9

Quem tem ouvidos, ouça!”

Princípios Eternos

Mt 13,3-8

Ele falou-lhes muitas coisas em parábolas dizendo: O semeador saiu para semear. Enquanto semeava algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. Outras caíram num terreno cheio de pedras, onde não havia muita terra. Logo brotaram porque a terra não era profunda. Mas, como não tinham raiz, secaram. Outras caíram no meio de espinhos, que cresceram e sufocaram as sementes. Outras caíram em terra boa e produziram fruto: uma cem, outra sessenta, outra trinta.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como por isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

As sementes preciosas de Jesus são a sua pregação do Evangelho. Dar valor é ouvi-la e pôr em prática.

Como posso pôr isso em prática?

Dai-me essa graça, Senhor, de pôr Sua palavra em prática.