Evangelho de São Mateus > Leitura #691

Servo fiel e prudente

O servo fiel e prudente realiza a vontade do seu senhor. Mais do que trabalhar com medo de ser castigado se não cumprir as ordens, é por amor que ele faz o que faz.

Servo fiel e prudente

SeventyFourl / Getty Images

“Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens”

Jesus nos conta uma outra parábola de vigilância para que tenhamos uma postura correta enquanto aguardamos a vinda do Senhor. Fica claro que o que se espera do servo é amor, e não apenas estar trabalhando para o seu Senhor. A ausência e a demora do Senhor mudou a postura do servo, que começou a ter atitudes incompatíveis com a sua função. Mas nem todos agiram assim, houve quem permanecesse fiel, e é essa diferença que Jesus nos conta na parábola.

“Quem é o servo fiel e prudente que o Senhor encarregou do pessoal da casa para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o servo que o Senhor, ao chegar, encontrar agindo assim.” Essa atitude de amor para com seu Senhor merece uma recompensa de felicidade, pois o servo fiel e prudente faz o que é pedido mesmo na ausência e na demora do Senhor.

“Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.” O contrário acontece com o servo mau. Ele está encarregado do pessoal, mas não age com amor. “O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo ‘Meu senhor está demorando!’ e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista.”

A falta de amor do servo mau se revela em suas atitudes para com os outros, assim fica claro que aquele que não ama a Deus, não demonstra amor pelos outros também. Assim como ao servo fiel e prudente, foi prometido ao servo mau uma recompensa, mas, neste caso, por seus crimes.

“Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.” Se quero provar que amo a Deus, preciso enxergar nas pessoas a presença d’Ele, e fazer o bem a elas pensando n’Ele.

Leia o trecho em Mt 24,45-51

Na Bíblia CNBB, página 1233
Título: O servo fiel e prudente

Promessas de Deus
Mt 24,47.51

“Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens.”

“Ele o excluirá e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes.”

Princípios eternos
Mt 24,45-46.48-50

“Quem é o servo fiel e prudente que o Senhor encarregou do pessoal da casa para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o servo que o Senhor, ao chegar, encontrar agindo assim.”

“O servo mau, porém, se pensar consigo mesmo ‘Meu senhor está demorando’ e começar a bater nos companheiros e a comer e a beber com os bêbados, então o senhor desse servo virá num dia inesperado e numa hora imprevista.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso amar a Deus, mas não amarei a Deus sem amar também os meus irmãos. Por isso eu preciso realizar a vontade de d’Ele manifestando amor pelos meus irmãos.

Como posso pôr isso em prática?
Gestos concretos, ainda que pequenos de amor. A começar por pequenas gentilezas sem interesses e sem esperar nada em troca.