Evangelho de São Mateus > Leitura #637

Um santo pode morar perto de você

Dizem que santo de casa não faz milagre, mas a verdade é que um santo pode morar perto de você e não fazer nenhum milagre. O que estaria faltando?

Um santo pode morar perto de você

Créditos: GettyImagens

Jesus, porém, disse: Um profeta não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa! E não fez ali muitos milagres por causa da incredulidade deles.

Já parou para pensar que um santo pode morar perto de você? Sim, pode! E quem sabe ele more com você! E não estou usando uma esperança de que alguém, um dia, venha a ser santo perto de você. Não, não estou falando de uma pessoa que hoje não é convertida e venha a se tornar santo um dia porque você crê nisso. Estou falando de pessoas que são santas de fato e vivem próximas a nós.

Quando se diz que “santo de casa não faz milagre”, é por causa dessa passagem bíblica de Jesus em Nazaré. Mas a responsabilidade não é do santo, mas sim do povo que não crê. E o que as pessoas dizem: Eu conheço você! Conheço seus pais, sei onde estudou, conheço seu passado. Mas a memória deles está voltada para uma realidade antes de Cristo na vida do homem e da mulher de Deus. Mas não devemos enxergá-los mais dessa maneira. (cf. II Cor 5,17).

Quando percebemos algum irmão manifestando sinais de retidão, compromisso, vida de oração, testemunho autêntico, caridade entre outras qualidades e virtudes, percebemos nele a santidade. Naturalmente, muitas pessoas serão atraídas por Deus, que está agindo e vivendo nele (cf. Gl 2,20). Serão revelados muitos sinais de Deus através do homem movido pelo Espírito Santo. Na paróquia e na diocese, as autoridades o acompanharão com voz e amor de um pastor para com suas ovelhas.

Os defeitos diante daquele que não crê:

Haverá sempre aqueles que estão mais próximos e que conhecem seus defeitos, e um homem de Deus os têm, assim como pecados, e por conta dessas realidades que qualquer pessoa tem, eles tendem a não ter a mesma fé. Mas a sua incredulidade é mais profunda do que imaginam, pois apostaram a sua fé no homem e não em Deus. Um santo pode morar perto de você, e você está perdendo tempo com os defeitos dele, em vez de imitar suas qualidades e muitas virtudes. Sua vida não melhorou, e você não viu muitos milagres porque sua fé não está em Deus, mas no homem de Deus, que é fraco e pecador, apesar de cheio de virtudes.

Somos chamados a transpor a barreira que nos impede de crer que Deus pode transformar qualquer pessoa num santo: nossa falta de fé. Fé que Deus possa vencer em mim os defeitos e pecados que, até hoje, eu não fui capaz de superar. Fé que Deus me ame apesar disso e que pode me usar poderosamente em favor dos outros, aproveitando-se, inclusive, das minhas fraquezas para demonstrar Seu poder; fé que para Deus nada é impossível, inclusive tornar-me santo.

Leia o trecho em Mt 13,53-58

Na Bíblia CNBB, página 1219

Título: Jesus em sua própria terra

Princípio Eterno

Mt 13,57b

Jesus, porém, disse: Um profeta não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa! E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.”

Anote, em seu diário, a mensagem de Deus para você e como pôr isso em prática.

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

Atenção ao que Deus realiza nas pessoas próximas a mim… Posso morar com santos, e moro!

Como posso pôr isso em prática?

Imitar as virtudes dos santos que moram comigo.