581Quando há conflitos, as pessoas têm diferentes ações e reações. Nem sempre isso acaba bem. Refletir sobre valores, justiça e perdão pode mudar o rumo das coisas.
“Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado!”
Falar em valores, justiça e perdão é necessário porque, sem uma boa visão sobre eles, é muito fácil entrar em conflitos que podem acabar em morte. Os conflitos existem desde que o pecado entrou no mundo, e só cresceram no decorrer da história.
Desde os pequenos conflitos envolvendo duas pessoas, aos grandes envolvendo nações, a solução para a paz verdadeira nunca foram as armas. Apesar de serem usadas para diminuir a força do agressor, as armas não são capazes de realizar a paz. Elas são apenas instrumentos.
Jesus veio ensinar a humanidade a lidar com os conflitos. Eles são inevitáveis, mas o desfecho negativo não, pois podemos evitá-los. Na percepção dos valores das pessoas e das coisas, podemos discernir se a energia que empreendemos no conflito é viável. Ninguém mata por um copo de água num lugar que tem água em abundância!
Outra realidade é a da justiça: conhecer as causas de maneira minuciosa e não superficial nos dá uma visão ampliada da situação e nos ajuda a julgar melhor a motivação do conflito entre as partes, para entender e encontrar soluções.
O perdão é sempre a melhor maneira de resolver os conflitos, sejam eles de que amplitude forem. Não é um talvez, é sempre! Principalmente quando uma ou mais partes envolvidas não faz a mínima questão de uma solução pacífica e não se sente responsável ou culpado.
Se voltarmos para a lei de Talião, o mundo acabará do dia para a noite, mas se ouvirmos a lei de Cristo, então o Reino de Deus chegará para todos nós!
Leia o trecho em Mt 5,38-42
Na Bíblia CNBB, página 1206
Título: Olho por olho
Ordens
Mt 5,38-42
“Ouvistes o que foi dito: olho por olho, dente por dente! Ora, eu vos digo: não ofereçais resistência ao malvado! Pelo contrário, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a acompanhá-lo por um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas e quem te pede emprestado.”
Anote, em seu diário, qual a mensagem de Deus para você, e como por isso em prática.
Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Preciso aprender a perdoar, de coração, todas as ofensas.
Como posso pôr isso em prática?
Somente pelo poder da oração, pedindo e clamando a graça de Deus e o poder do Espírito Santo.