Evangelho de São Mateus > Leitura #689

Vigiai, pois não sabeis o dia do Senhor!

A atitude de vigilância é essencial na vida cristã

Vigiai, pois não sabeis o dia do Senhor!

Créditos: FG Trade / GettyImagens

Vigiai, pois não sabeis o dia do Senhor! Essa atitude de vigilância é essencial na vida cristã. Ela nos mantém capazes e preparados para o dia do Senhor. A data é desconhecida, mas aqueles que estiverem preparados não serão confundidos!

Jesus compara a vinda do Filho do homem com o tempo de Noé. “Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem.”

Chama a atenção que Jesus diz: E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Nada perceberam porque estavam distraídos e, portanto, não vigiaram. Essa atitude de vigilância é essencial na vida cristã. “Dois homens estão trabalhando no campo: um será levado e outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada.”

Este trecho também revela o caráter individual desta vigilância e preparação: dois estarão juntos, no entanto, um será levado e outro será deixado. Jesus termina com uma ordem que também é uma promessa: “Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.”

Leia o trecho em Mt 24,37-42
Na Bíblia CNBB, página 1233
Título: Os dias de Noé

Promessas

Mt 24,37-42
“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. Nos dias antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. E nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. Dois homens estão trabalhando no campo: um será levado e outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.”

Ordens
Mt 24,42
“Vigiai, portanto, pois não sabeis em que dia virá o vosso Senhor.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?
Eu preciso vigiar, manter-me sóbrio e atento à vontade de Deus. Preciso realizar a vontade d’Ele e estar unido a Ele em oração, viver na Sua presença.

Como posso pôr isso em prática?
Mais tempo com a Palavra de Deus, mais tempo na capela, mais tempo pensando em Deus durante o dia, perguntando-Lhe o que fazer e como fazer.