“Ganhai o coração dos jovens por meio do amor” (Dom Bosco)

dombosco-10-dicas

A primeira e maior dica é amar. Dom Bosco, cuja memória litúrgica celebramos em 31 de janeiro, foi chamado de “Pai e mestre da juventude”, porque se dedicou aos jovens durante toda a sua vida. Dizia-lhes: “Basta que você seja jovem para que eu o ame”.

Com um amor sem medidas, sabia recuperar os mais deseducados e trazê-los a Deus e ao bom convívio com os outros. Mesmo sem nunca ter sido pai biológico, Dom Bosco foi pai de muitos e mestre da paternidade.

Assim, partilho abaixo, dez indicações, ou seja, dez inspirações, para você educar os filhos e se relacionar com quem você ama:

  1. Valorize o seu filho. Valorize as pessoas que você ama. Quando respeitado e estimado, o jovem progride e amadurece.
  2. Acredite no seu filho. Mesmo que muitas vezes você tenha pensado que a salvação dele fosse impossível. Não é a cobrança que faz a pessoa mudar, mas o amor. Mesmo os jovens mais “difíceis” trazem bondade e generosidade no coração.
  3. Ame e respeite o seu filho. Mostre a ele claramente que você está ao lado dele, que você não é um adversário. Olhe nos olhos dele quando conversar com ele.
  4. Elogie-o sempre que puder. mas seja sincero, ao elogiar diga a verdade. Muitas vezes, basta uma palavra sua para colocar uma pessoa para frente. Seja sincero: quem de nós não gosta de um elogio?
  5. Compreenda seu filho. Quantas dificuldades temos neste mundo para compreender as pessoas. Onde está faltando compreensão é porque está faltando amor. O mundo hoje é complicado, rude e competitivo. Muda todos os dias. Procure entender isso. Quem sabe ele está precisando de você, esperando apenas um toque seu.
  6. Alegre-se com seu filho, divirta-se com ele. Todo pai precisa se alegrar com seu filho. A alegria e o bom humor atraem as pessoas. Tendo sempre um colo, um bom conselho e um sorriso nos lábios. Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso; a alegria e o bom humor atraem os meninos como mel.
  7. Aproxime-se do seu filho. Viva com o seu filho. Viva no meio dele. Conheça seus amigos. Procure saber aonde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.
  8. Seja coerente com seu filho. Nós não temos o direito de exigir dos nossos filhos as atitudes que não temos. Quem não é sério não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito. O nosso filho vê tudo isso muito bem, talvez porque nos conheça mais do que nós a ele.
  9. Prevenir é melhor do que castigar. Quem é feliz não sente a necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor ficam e separam você do seu filho. Pense, duas, três, sete vezes, antes de castigar. Nunca com raiva. Nunca.
  10. Reze com o seu filho. Quem ama e respeita a Deus vai amar e respeitar o seu próximo. Você quer ter filhos bons? Reze com eles e ensine-lhes o temor ao Senhor. No princípio pode parecer “estranho”. Mas a religião precisa ser alimentada.. “Quando se trata de educação não se pode deixar de lado a religião”.

Agora, é só viver. Dom Bosco: educai-nos para a santidade.

Leia também:

Quero ser santo como Dom Bosco

Filme de Dom Bosco

Conhecer e Viver a Espiritualidade de Dom Bosco