1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #744

A Eucaristia é Jesus?

Paulo faz eco aos outros apóstolos e à Igreja que o precedeu sobre a instituição da Eucaristia: a Santa Missa. Tem dúvida de que a Eucaristia é Jesus?

#744 A Eucaristia é Jesus

Crédito: Zolnierek by GettyImages

Portanto, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado contra o corpo e o sangue do Senhor.”

Para Paulo e os primeiros cristãos, participar da ceia do Senhor nunca foi algo qualquer. Não era uma festa apenas para comer, beber e matar a fome. Não era uma celebração sem sentido ou sem efeito, era a Missa primitiva. Era a oração e comunhão mais perfeita e importante para a vida dos cristãos e da Igreja. Era um mandamento do Senhor que devia ser cumprido e cuja consequência era indubitável, a presença real de Jesus, alimento de salvação para a vida eterna, a atualização da redenção do mundo e comunhão da Igreja inteira.

A eucaristia celebrada traz para a Igreja o próprio Jesus e sobre isso não há dúvida, e nunca houve. E Paulo, último dos apóstolos que nem estava presente nos discursos sobre o pão da vida (Jo 6, 51-68) e na instituição da Eucaristia (Mt 26, 26-29; Mc 14, 22-25; Lc 22, 14-23) transmite aos Coríntios o que recebeu do Senhor e da Igreja.

Porque tem gente que ainda duvida? Talvez, esteja esperando mais um milagre eucarístico em que o pão consagrado e o vinho consagrado se transformam em carne e sangue humanos. Mas já são tantos os milagres como este em todo o mundo, será que precisamos de mais para crer no poder e na Palavra de Deus?

O amor à Eucaristia

Pois bem, Paulo está dizendo aos Coríntios que não podem participar da missa sem distinguir isso. Para eles nem era o caso de duvidar, muitos chegavam a ignorar esta verdade e agiam na missa com desleixo, como muitos ainda hoje o fazem. Quem não tem tal consciência não deve entrar na fila da comunhão, pois não é pão o que estará recebendo, apesar da aparência e do sabor de pão. Não se pode receber a eucaristia sem crer que é Jesus. Não porque seja nossa fé quem torna real ou verdade essa realidade, e sim a força das palavras de Jesus pronunciadas pela Igreja na pessoa do sacerdote: “Isto é o meu corpo, isto é o meu sangue”. Não importa se você não crê, não deixará de ser Jesus. E esse é o nosso maior tesouro.

Nenhum acontecimento na vida de Jesus foi tão importante quanto o mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição, e foi n’Ele que a eucaristia foi instituída.

Por mais que você não entenda o mistério que celebramos, deve considerar o essencial: é Jesus! É por Ele! É n’Ele que tudo acontece. É mais intelecto, é fé, é amor que se derrama. Mais do que compreender, é preciso amar, e amor é a resposta que Deus espera de nós.

Leia o trecho em I Cor 11, 17-34.

Na Bíblia CNBB; página 1409-1410.
Título: A refeição do Senhor.

Promessas

I Cor 11, 26-27.31

De fato, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado contra o corpo e o sangue do Senhor.”

Se nos examinássemos não seríamos punidos.”

Ordens

I Cor 11, 23-25.28.33-34

De fato eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: Na noite em que ia ser entregue o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: Isto é meu corpo entregue por vós. Fazei isto em minha memória. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória.”

Examine-se cada um a si mesmo e, assim, coma o pão e beba o cálice.”

Portanto, meus irmãos, quando vos reunirdes para a ceia, esperai uns pelos outros. Se alguém estiver com fome, coma em casa para que vossas reuniões não sejam para vossa condenação. Quanto ao resto, providenciarei quando chegar ai entre vós.”

Princípios eternos

I Cor 11, 26-30.32

De fato, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. Portanto, todo aquele que comer do pão ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado contra o corpo e o sangue do Senhor. Examine-se cada um a si mesmo e, assim, coma o pão e beba o cálice; pois quem come e bebe sem distinguir devidamente o corpo, come e bebe sua própria condenação. É por isso que há entre vós muitos enfermos e doentes e não poucos tem morrido.”

Mas punindo-nos o Senhor nos educa, para não sermos condenados com o mundo.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Não há como crer na eucaristia sem crer na Igreja. A eucaristia é realmente o corpo e o sangue de Jesus Cristo vivo e ressuscitado!

Como posso pôr isso em prática?

Adorando a Jesus Eucarístico e me deixando refazer por Ele.