1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #748

Falar em línguas ou profetizar?

Falar em línguas ou profetizar? As duas coisas, pois cada uma tem seu valor e seu lugar, seu momento e sua ação para o bem das pessoas e da Igreja.

#748Falar em línguas ou profetizar (2)

Crédito: NoonVirachada by GettyImages

Assim, também vós: já que aspirais aos dons espirituais, procurai possui-los em abundância para a edificação da Igreja.

Não são dons que competem entre si, porque tudo vem do Espírito Santo. Porém, cada qual tem seu lugar e momento. Fica claro que a Profecia é mais proveitosa quando falamos em anúncio, em evangelização, pois as pessoas podem entender o que se diz. Quanto ao falar em línguas, a graça é pessoal, onde Deus age no coração e na vida de quem ora para sua edificação. E a pessoa edificada evangeliza mais e melhor, porque anuncia um Deus que experimentou, com quem tem um relacionamento, de quem busca a intimidade.

Assim, Paulo organiza a vida de oração dos coríntios, que, apesar de terem abundância de dons, eram desorganizados e sem discernimento. No entanto, de maneira alguma um dom de Deus deve ser extinguido na vida do cristão. Ao contrário, os dons devem ser colocados à disposição para a edificação de todos, para o bem da Igreja.

Você pode estar pensando ou até dizendo: não tenho esses dons! Mas eu digo a você que Deus derrama o Seu Espírito Santo sobre todos aqueles que O invocam de coração e derrama todos os dons que Ele mesmo pensou necessários para você. Então peça: “Vem, Espírito Santo!”.

Vem, Espírito Santo! Vem, Espírito Santo! Vem, Espírito Santo! Eu estou aqui! Vem tocar e agir em minha vida! Renova meu coração e dá-me uma experiência única, profunda com o amor de Deus…

Continue a sua oração e depois siga adiante no texto.

Leia o trecho em I Cor 14, 1-26

Na Bíblia CNBB, página 1412
Título: O dom das línguas e a profecia

Promessas

I Cor 14,21

Está escrito na Lei: falarei a este povo em outras línguas e por lábios de estrangeiros, e nem assim eles me obedecerão, diz o Senhor.”

Ordens

I Cor 14, 1.12-13.20

Buscai o amor e aspirai aos dons do Espírito, principalmente a profecia.”

Assim, também vós: já que aspirais aos dons espirituais, procurai possui-los em abundância para a edificação da Igreja. Por isso, quem fala em línguas, ore para também interpretar.

Irmãos, quanto ao entendimento, não sejais crianças, mas homens feitos. Quanto à malícia, porém, sede sempre crianças.”

Princípios Eternos

I Cor 14, 2-4.5b.9.14-16.22

Pois aquele que fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus; ninguém o entende, pois ele fala, em êxtase espiritual, coisas misteriosas. Mas aquele que profetiza, fala aos homens, edificando, exortando, confortando. Aquele que fala em línguas edifica a si mesmo, Porém, o que profetiza edifica a Igreja.”

Assim também vós: se não usardes uma linguagem clara, como sereis entendidos? Na verdade, estareis falando ao vento.”

Pois, se eu oro em línguas é o meu espírito que faz oração, mas a minha mente não participa. Então, o que concluir? Vou orar com meu espírito e orar também com minha mente. Cantarei com meus espírito e cantarei também com minha mente.”

Assim, as línguas servem de sinal, não para os que creem, mas para os que não creem. A profecia, ao contrário, não é para os que não crentes, mas para os que creem.”

Qual a mensagem de Deus para mim hoje?

A ordem de Deus para mim é que eu busque os dons do Espírito, principalmente a profecia.

Como posso pôr isso em prática?

Vou pedir agora mesmo: “Vem, Espírito Santo…”