1 ª Carta aos Coríntios > Leitura #754

Nem todos morrerão, você sabia?

Já conhece o ditado: “A única certeza da vida é a morte”? Nem todos morrerão, você sabia? Nós cremos firmemente, e a Palavra de Deus nos garante isso. E você, crê?

#754Nem todos morrerão, você sabia

Créditos: Joshblake by Getty Imagens

Vou ainda revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados.

A maior luta do homem é contra a morte, pois é uma realidade que não pode ser mudada. Cuidamos da nossa saúde, da alimentação, praticamos atividades físicas, usamos medicamentos, trabalhamos, descansamos, fazemos cirurgias, tratamentos e tantas outras coisas em vista do nosso bem-estar, por causa de um objetivo último: permanecer vivo. No entanto, todos nós sabemos que tudo isso tem um limite, nossa vida tem um limite.

Podemos evitar a morte temporariamente, momentaneamente, mas não definitivamente. Um dia, todos nós vamos morrer? Não! Não quem estiver vivo no dia em que Jesus voltar, esses não morrerão, mas serão transformados, os que viveram em Cristo e os que morreram em Cristo serão ressuscitados.

E quem não viveu em Cristo? Também não morrerá, mas não terá um corpo glorioso, porque seu destino não será o céu. Paulo está falando aqui para a comunidade cristã e não para os pagãos, não para os perseguidores, não para os que negam a fé em Jesus Cristo. Contudo, sabemos que muitos serão julgados* por sua índole e pelas boas obras, ainda que não sejam cristãos e na sua ignorância fizeram o bem. *(Cf Rm 2, 14-16) (Mt 25, 31-46) e (Mc 16, 16)

Então, não devemos temer a morte, se temos fé em Jesus Cristo e procuramos viver segundo a Sua vontade. O que devemos temer é a vida que estamos levando, pois ela continuará na eternidade com Deus ou não de acordo com o modo que eu viver agora, neste tempo, nesta terra. Se o meu tempo é limitado e a morte inevitável, o que devo fazer? Quem tem fé viverá de tal modo a tomar posse da salvação que Jesus Cristo já nos conquistou gratuitamente (Jo 3,16).

E o que devo fazer agora?

Uma revisão de vida; um exame de consciência; uma tomada de decisão para uma vida nova.

Como fazer isso?

  • Reserve um tempo para oração, um dia para um retiro pessoal. Procure um lugar que favoreça a oração e não cause distrações;
  • Escreva num papel tudo o que você faz: comece pelas obrigações, as coisas que não tem como deixar de serem feitas porque são essenciais;
  • Anote tudo o que faz e que seja importante;
  • Anote agora o que gosta de fazer;
  • Anote o que gostaria de fazer.

Agora, filtre: veja tudo o que faz e escreva ao lado o que julga estar certo ou errado. Feita a lista, com a Palavra de Deus, leia toda a Primeira Carta de São João, sem pressa, e, se souber fazer o diário espiritual, faça novamente. Reze com essa Palavra e deixe Deus falar com você na oração.

Pegue a sua lista e compare com os 10 mandamentos de Deus.

Anote todos os seus pecados.

Procure a confissão.

Essa proposta simples de revisão de vida é uma em muitas que podem ser feitas. Se quiser, pode adotar essa para você.

Deus o você!

Leia o trecho em I Cor 15, 51-58

Na Bíblia CNBB; página 1415.
Título: A vitória final.

Promessas

I Cor 15,51-55

Vou ainda revelar-vos um mistério: nem todos morreremos, mas todos seremos transformados. Num instante, num piscar de olhos, ao soar da trombeta final – pois a trombeta soará – , não só os mortos ressuscitarão incorruptíveis, mas nós também seremos transformados. Pois é preciso que este ser corruptível se vista de incorruptibilidade e este ser mortal, se vista de imortalidade. E quando este ser corruptível estiver vestido de incorruptibilidade, então estará cumprida a promessa da escritura: A morte foi tragada pela vitória; onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”

Ordens

I Cor 15,58

Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, progredindo sempre na obra do Senhor, certos de que vossas fadigas não são em vão no senhor.”

Princípios Eternos

I Cor 15, 53.56-57

Pois é preciso que este ser corruptível se vista de incorruptibilidade e este ser mortal se vista de imortalidade.”

Ora, o aguilhão da morte é o pecado e a força do pecado é a Lei. Graças sejam dadas a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor, Jesus Cristo.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Ninguém entra no céu sem ser transformado.

Como posso pôr isso em prática?

Viver para Deus, para ser santo, fazendo a minha parte e, assim, esperar n’Ele a salvação definitiva.