Evangelho de São Lucas > Leitura #394

De repente, Jesus voltará

De repente, Jesus voltará e pegará muita gente de surpresa, mas para os que estiverem vigilantes, na fé e na oração, será o momento do grande encontro com o Senhor.

#394De repente Jesus voltará

Créditos: photostockam by GettyImages

“O mesmo acontecerá no dia em que se manifestar o Filho do Homem.”

Acontecerá do mesmo jeitinho. As pessoas não estavam mais querendo saber de Deus e sequer suportavam ouvir falar em Seu nome, viviam sua vida como se Ele não existisse e, se acaso existisse, não agia em seu meio. Faziam exatamente tudo o que queriam e como queriam. Mas, de repente, Noé entrou na arca. De repente, Ló saiu de Sodoma.

Digo, de repente, não porque foi assim de fato, e sim porque para aqueles que estavam longe de Deus Noé demorou muito para construir a arca e Ló recebeu a visita de anjos entes de sair de Sodoma, quando sua casa foi cercada por seus habitantes. Digo, de repente, porque para os que se tornaram ímpios a hora de Deus é sempre uma surpresa, é sempre inesperada, eles não estão preparados, a soberba os torna cegos por inteiro!

É por isso mesmo que Jesus está alertando aos seus discípulos para que estejam preparados. Ele virá como um relâmpago, de repente, nos dias em que a mundo pensará estar livre de Deus, como nos dias de Noé e de Ló.

Quem quiser salvar a sua vida (vivendo a vida deste mundo liberal e impuro), vai perdê-la. Mas quem perder a sua vida (com os olhos no céu, realizar a vontade de Deus mesmo contra este mundo atual), vai salvá-la!

Você crê ou prefere pagar para ver? A decisão é sua, pois Ele vem de repente!

Leia o trecho em Lc 17, 22-37.

Na Bíblia CNBB; página 1296-1297.
Titulo: Como nos dias de Noé e de Ló.

Promessas

Lc 17, 22-30.34-36

“E ele disse aos discípulos: Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. Dirão: Ele está aqui, ou: Ele está ali. Não deveis ir nem correr atrás. Pois como o relâmpago de repente brilha de um lado do céu até o outro, assim também será o Filho do Homem no seu dia. Antes porém ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração.”

“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, homens e mulheres casavam-se, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que se manifestar o Filho do Homem.”

“Eu vos digo, naquele dia, dois estarão na mesma cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas moendo a farinha; uma será tomada e a outra será deixada.”

Ordens

Lc 17, 23.31-32

“Dirão: Ele está aqui, ou: Ele está ali. Não deveis ir nem correr atrás.”

“Naquele dia, quem estiver no terraço, não entre para pegar objeto algum em sua casa. E quem estiver no campo, não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Ló.”

Princípios Eternos

Lc 17, 33.37

“Quem procurar salvar sua vida, vai perdê-la; e quem a perder, vai salvá-la.”

“Ele respondeu: Onde estiver o cadáver ali se ajuntarão os abutres.”

Qual é a mensagem de Deus para mim hoje?

Estar preparado para este dia requer uma atitude vigilante e de expectativa constante!

Como posso pôr isso em prática?

A busca pela vida santa. Quem busca a santidade procura estar sempre em comunhão com Deus, e isso é a melhor preparação para o dia do Filho do Homem. Nada de apegos a este mundo, mas os justos foram libertados da calamidade nos dias de Noé e Ló. E também será assim nos dias do Filho do Homem.